7º ENCONTRO DE FILARMÔNICAS EM ESTÂNCIA

TRIBUNANDO - MAGNO DE JESUS

[B]SUCESSÃO 2012 EM ALGUMAS CIDADES DA REGIÃO SUL COMEÇA A DESPONTAR[/B]

As lideranças políticas de Sergipe estão se mobilizando para apontar ou saírem à disputa das eleições de 2012. Em Aracaju, fala-se muito nos nomes de João Alves Filho, Silvio Santos, Mendonça Prado, Zé Eduardo, Iran Barbosa e Ana Lúcia à sucessão municipal.

No interior, mais preciso na região Sul do Estado, as cidades de Estância, Umbaúba, Boquim, Indiaroba e Santa Luzia do Itanhi, estão também mobilizadas com alguns nomes que estão já despontando no cenário sucessório.

Na cidade de Indiaroba, por exemplo, sabendo-se que o prefeito atual, João Eduardo não poderá ir mais ao pleito, comentam-se com bastante ênfase, os nomes de José Leal, Adinaldo e do vice-prefeito, Nelson de Demar. Devido a muitas confusões envolvendo o nome do gestor atual, a “Terra do Divino” quer e torce por coisa nova na próxima eleição, e que o nome de Eduardo não esteja na nova conjuntura que virá.

Pela cidade de Umbaúba, depois dessa nova presidência da Câmara Municipal, que não é aliada ao governo municipal atual, a coisa ficou mais difícil para o governo petista. Surgem as lideranças de Jorge Rico, Aluísio do Mamão, Benedito Barreto e Professor Anderson (prefeito atual). Veja a baixo, resultado da enquete para sucessão de Umbaúba.

Já em Boquim, a informação é que o prefeito Pedro Barbosa já começou a trabalhar o nome do secretário de Obras, Jean Carlos Nascimento Ferreira. Mas existem ainda os nomes de Jadilson Ribeiro e Chicão Almeida.

Em Santa Luzia do Itanhi, os comentários dão conta que o prefeito Adauto Amor poderá lançar o nome do seu sobrinho, Daniel Amor ou de Zé Edivaldo (atual vice). Edson Cruz e Paulo César são outros nomes cotados para enfrentarem o candidato do prefeito nas urnas. E Paulo César é o nome mais forte para disputar com o representante de Amor.
Por Estância, o prefeito Ivan Leite (PSDB) pode está lançando o nome da secretária de Gabinete, Adriana Oliveira, tanto é que em dezembro do ano passado, pela primeira vez, o prefeito confeccionou um calendário, e nesse veio a foto dele e por trás a foto da referida secretária. Aliás, essa idéia da foto do prefeito com a foto da secretária chateou muita gente. E se isso proceder, Ivan continuar com a idéia de lançar a todo custo o nome de Adriana, muito antes da eleição ele vai perder muitas lideranças do seu bloco. Até porque, eles (as lideranças) não engolem essa do prefeito, de querer projetar uma pessoa que apareceu agora em Estância com tantos já integrados a política, muito antes a ela. Com isso, um novo grupo, com um novo partido, poderá surgir no município, composto de políticos dissidentes do grupo do prefeito. O partido terá como líder estadual, o senador Eduardo Amorim (PSC).

Pela oposição soam os nomes de Artur Oliveira (PT), Filadelfo Alexandre (PMDB), Zé Magno (PPS), Carlos Magno (PSB) e do PDT, uma vez que o presidente estadual do partido, radialista Fábio Henrique, quer o seu partido disputando eleição em todo Estado. O PDT tem nome também para o páreo majoritário.

Ainda por Estância, o nome do ex-vice-prefeito e agora deputado estadual, Dr. Gilson Andrade (PTC), integrante do grupo político do senador eleito Eduardo Amorim, poderá vir como candidato a prefeito em 2012 pela situação, ou o grupo indicará o nome de sua esposa, a secretária de Saúde, Áurea Torres.
Também estão no grupo da situação, com vontade de disputarem o pleito, os nomes do presidente da Câmara, João Antônio e do vereador Renato Silva Júnior. João Antonio diz que todo vereador quer ser um dia prefeito.

FISCALIZAÇÃO
No último dia 9, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de Estância, recebeu a visita do Ministério Público do Trabalho (MPT), através de uma denúncia que foi formulada pelo sindicato da classe. De acordo com informação de um membro do sindicato, ocorreram diversas irregularidades no órgão.

FRANCÃO
O Estádio Estadual Augusto Franco (Francão), estará no próximo dia 5 de março, completando 28 anos de sua fundação. O Francão está sendo totalmente recuperado pelo governador Marcelo Déda, e os desportistas da cidade aguardam com alegria a sua reinauguração, que segundo o próprio Governo, será no próximo mês.

CONSELHO
A promotora de justiça, da comarca de Estância e da Vara da Infância e Adolescência, Drª Maria Helena Lisboa Vinhas Sanches, suspendeu, segundo informação, a realização da prova dos concorrentes á eleição do cargo de conselheiro tutelar, do centro da cidade. O motivo, segundo uma candidata, foi que houve uma denúncia sobre uma pessoa que está envolvida na sociedade com assuntos graves. A prova estava marcada para acontecer no último dia 11. Também, a eleição, que seria em março, foi suspensa, podendo acontecer em abril.

ENROLADO
O comunicador e deputado estadual, Gilmar Carvalho, comentou no seu programa da rádio Ilha FM (Aracaju), que “o prefeito que se afasta do povo após a eleição e não atende mais o povo, é procedimento de prefeito enrolado”. Pela região Sul existe uma meia- dúzia desses prefeitos.

PF EM ESTÂNCIA
Foi estranha dia 2, a visita da Polícia Federal em Estância, precisamente na Prefeitura Municipal e na Guarda Municipal de Estância. De acordo com o que noticiou o portal da Infonet, a chegada da PF nesse município, foi devido a uma denúncia feita pelo Sindicato dos Guardas Municipais de Estância (SIGME).

PF EM ESTÂNCIA II
De acordo com o presidente da SIGME, José Antônio dos Santos, há irregularidades no pagamento dos salários e das horas extras dos servidores. “Nós recolhemos todas as provas e apresentamos ao Ministério Público Estadual daqui da cidade, que encaminhou a ação à Justiça Federal. Há muita coisa ainda por vir”, disse.

PF EM ESTÂNCIA III
A ação atendeu a um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal em Sergipe, mas o processo corre em segredo.
A PF informou na quinta-feira, 3, que não pode dar detalhes da ação judicial por que o processo corre em segredo

[b]IPES

A promotora de justiça e curadora da Saúde de Estância, Drª Carla Rocha Barreto de Almeida, oficiou a Defesa Civil, a realizar vistoria no prédio do Ipes, que foi reformado recentemente, para ver se existe alguma irregularidade no imóvel e na parte clínica do órgão. A promotora também quer também a realização de concurso público para médicos e especialistas da entidade. Inclusive está rodando na cidade um abaixo assinado para ser entregue às promotoras Carla Rocha e Euza Missano (Aracaju) para providenciarem o certame público.

“IVAN E DÉDA ESTARÃO JUNTOS NO MESMO PALANQUE DE 2012 EM ESTÂNCIA”, AFIRMA ZÉ MAGNO

Nunca se discutiu tanto sucessão municipal em Estância, como está sendo discutida atualmente. O prefeito Ivan Leite (PSDB), que não vai mais à reeleição, afirmou na confraternização, que seu grupo terá candidatura própria a prefeito. O vereador Artur Oliveira (PT), alega que será candidato. O ex-vereador, Filadelfo Alexandre (PMDB), acha que a vez é dele, porque disputou a última e foi bem votado com a ajuda de uma série de partidos do seu lado. Ainda tem o ex-prefeito Carlos Magno (PSB), que quer tentar mais uma vez o Paço Municipal. Pelo outro lado do PT, o vereador Dominguinhos tem demonstrado também interesse na disputa. Se não for pelo Partido dos Trabalhadores, talvez seja por outra agremiação partidária. Ele disse que coragem não lhe falta para o desafio.

Analisando a conjuntura de 2012 em Estância, o ex-vereador Zé Magno (PPS), destaca que o eleitor está preocupado e confuso porque há quatro meses os aliados do governador Marcelo Déda estiveram todos no mesmo palanque com o atual prefeito, Ivan Leite. “Aqui não vem julgamento de correto e incorreto, de certo ou errado. Não estou julgando ninguém, cada um tome a posição política que lhe convier. Mas eu entendo que passadas as eleições de governador, se arvoram em dizer que são os candidatos da oposição. Oposição a quem? O candidato do PSB, e aqui eu ratifico, não estou colocando que estão incorretos, mas o candidato desse partido, Dr. Carlos Magno, tem o filho que é vereador (Tito Magno) vive votando em tudo do prefeito Ivan Leite. Votou no candidato do prefeito à presidência da Câmara Municipal, contrariando a majoritária com a cúpula estadual do partido, em solicitar o voto para a oposição, e ele contrariou o presidente do PSB”, critica Magno.

O filho do ex-prefeito Zé Nelson, examinou ainda a situação do Partido dos Trabalhadores (PT), que segundo ele, já sabe que existem aquelas discussões internas, e que provavelmente, terá três pré-candidatos a prefeito, e desses três, sairá um candidato.

Sobre o PMDB, do ex-presidente da Câmara Municipal, Filadelfo Alexandre, Zé Magno contou que “durante três anos e meio, FA, foi o presidente favorável a toda conjuntura do prefeito Ivan Leite (PSDB).

De acordo com Zé Magno, quando a corda esticou um pouquinho, na pré-candidatura de Filadelfo a prefeito de Estância, que o professor Dudu colocou ele (Filadelfo) na parede, na discussão do Plano de Cargos e Salários, FA aí tomou um posicionamento diferente, faltando seis meses para o final do seu mandato de vereador.

Zé Magno recordou que o governador Marcelo Déda já teria intitulado o prefeito Ivan Leite como o seu tucano preferido, e isso foi quando Ivan votava em João Alves Filho (DEM). Agora que Ivan votou declaradamente em Déda, na sua reeleição, Magno acredita que Déda e Ivan estarão juntos no palanque de 2012. “Dos três pré-candidatos a prefeito, o candidato do PT, o candidato Filadelfo Alexandre (PMDB) e o candidato Carlos Magno (PSB), desses aliados do governador, quem desses teria a coragem de enfrentar o governador Marcelo Déda e discordar do candidato que ele indicar ou para prefeito ou para vice na chapa com o candidato de Ivan Leite? Nenhum teria coragem de peitar o governador Marcelo Déda e dizer que vai ser candidato contrariando a sua decisão”, garante com firmeza o ex-parlamentar.

Para Zé Magno, nenhum dos candidatos aliados ao governador vai querer passar por cima de sua decisão, na hora da escolha. “Tenho certeza, que na hora que o governador Marcelo Déda disser que o candidato dele será do seu partido, o PT, nem Filadelfo Alexandre e nem Carlos Magno, vai peitar a decisão do governador. Como nenhum outro faria isso”, sustenta Zé.

Dizendo ser o candidato de oposição ao prefeito Ivan Leite, Zé Magno vai mais além, afirmando que vai ter candidatos dos aliados do governador Marcelo Déda, que com certeza estarão com o prefeito Ivan Leite. “Hoje a conjuntura para 2012, é que o candidato do governador, junto com o candidato do prefeito Ivan, seja uma chapa, e a chapa da oposição ou de possíveis dissidentes, que queiram vir compor com a oposição de verdade, coerente e pensando no melhor para Estância, a oposição tem candidato, sou eu”, conclui Magno.

Retornar ao Índice Retornar ao Índice
[ Retornar à Colunistas | Retornar ao Índice | Versão para impressão]

ENQUETE

Qual a sua avaliação sobre o primeiro ano da gestão do prefeito Gilson Andrade de Estância
Boa 0%
Nenhuma das Alternativas 0%
Ótima 0%
Péssima 50 % 50%
Regular 50 % 50%
Ruim 0%

USUÁRIOS ONLINE

34 visitantes online (1 na seção: Seções)

Usuários: 0
Visitantes: 34

mais...