7º ENCONTRO DE FILARMÔNICAS EM ESTÂNCIA

TRIBUNANDO - MAGNO DE JESUS

SONHO CORTADO
O vereador Renato Silva Júnior (PTB), não esconde de ninguém a sua mágoa com o secretário de Obras de Estância, Nilton Barreto e o prefeito Ivan Leite. Renato disse que conseguiu algumas verbas através do deputado federal Almeida Lima (PMDB), com a finalidade de construir uma quadra no conjunto Valadares e outra no bairro Candeal. “Isso deixou de existir porque o secretário fez corpo mole”, disse o parlamentar.

SONHO CORTADO II
Renato Silva Júnior procurou por várias vezes o secretário para adiantar o processo para a chegada desse benefício para o povo estanciano, mas lamentavelmente o secretário lhe dava “banho maria”. Isso deixou o vereador bastante decepcionado com o secretário e com o prefeito, que segundo ele, deveria também dar atenção à sua reivindicação feita ao deputado Almeida.

SONHO CORTADO III
Revoltado com essa atitude do secretário Nilton Barreto e com o pouco interesse do gestor, o vereador Renato deu o troco agora, ou seja, votou contra o projeto do prefeito, que queria aumentar a tarifa de água para 60%. “O prefeito prometeu em campanha abrir um poço artesiano no povoado Pastinho, para beneficiar aquela comunidade, mas até agora os moradores me cobram essa promessa.

SONHO CORTADO IV
De acordo com Renato Júnior, que já entregou por definitivo o cargo de líder na Câmara do prefeito e que o único vereador que não tem ninguém de sua família assumindo cargo de secretário adjunto do Município, no dia que ele votou contra o projeto de Ivan Leite, o administrador telefonou para ele perguntando qual o motivo para o vereador ser contrário ao vereador. Renato lhe respondeu que não poderia votar nesse aumento da tarifa de água. ‘Ele nunca tinha telefonado para mim, mas nesse dia ele resolveu ligar”, desabafa Júnior.

CONCURSO
Repercutiu bem em Estância a reportagem que saiu na edição passada deste jornal, assinada pela jornalista Jussara Assunção, sobre o concurso público para servidores da Câmara Municipal de Estância. A jovem promotora de justiça, Carla Rocha Barreto de Almeida, assim que retornar das férias de um mês estará dando seqüência a esse assunto que trás igualdade para todos. Mas alguém andou dizendo, que este colunista está querendo uma bandeira política para as próximas eleições. Engana-se quem fala isso, pois esse tema foi levantado há muito tempo por mim, com o propósito apenas de todos terem os mesmos direitos, que garante a Constituição Federal. A última informação sobre o pessoal que trabalha naquela Casa, é que poderão ser exonerados, porém alguns antigos poderão ser reaproveitados em algumas assessorias, segundo informação do presidente João Antônio à Jussara.

INJUSTIÇA
Enquanto prefeituras, câmaras e outros setores públicos dão oportunidades aqueles que já estão aposentados e recebendo gordos vencimentos mensalmente, por outro lado pessoas concursadas, na sua grande maioria, jovens que nem tiveram ainda a chance do seu primeiro emprego, ficam desempregados porque essas pessoas, que já tiveram oportunidade na vida, acabam ocupando os serviços públicos a convites de prefeitos e presidentes de câmaras para satisfazerem seus acordos politiqueiros. Será que só essa “raça” aposentada é competente? Está na hora de acabar com isso. O mundo é para todos.

RECLAMAÇÃO
O leitor deste jornal, Raimundo Reis, morador do bairro Santa Cruz, enviou-me e-mail reclamando sobre um problema que se passa naquela comunidade. Veja a nota: “Olá Magno, gostaria de argumentar, que perto do Corpo de Bombeiros, na BR-101, aqui em Estância, existem dois buracos enormes, por pouco, graças a Deus, não causaram ainda nenhum acidente, por isso, venho solicitar deste jornal, que possa divulgar a gravidade que se encontra nessa localidade. Agradeço a atenção!”.

POLÊMICA[b]
A polêmica sobre o aumento no número de vereadores para a Câmara de Estância, uma cidade com mais de 63 mil habitantes vem ocorrendo na cidade. Muitos presidentes de partidos vêm discutindo esse assunto. Aliás, por que Estância, maior que muitos municípios sergipanos só possui 10 vereadores. Tem coisa errada por aí, uma vez que o seu parlamento municipal já teve no passado um número de 17 parlamentares, e era um prédio que não tinha espaço para nada, mas possuía essa quantidade.

[b]POLÊMICA I
I
O presidente da Câmara Municipal, João Antônio Silveira (PSDB), sustenta ser contrário a esse aumento de 10 para 15. Ele disse a jornalista Jussara Assunção que o espaço atual da Câmara (prédio novo, construído pelo ex-presidente Filadelfo Alexandre) só contém dez espaços e se subir para mais cinco vagas, ele vai ter que alugar outros espaços. E daí, qual o problema? A Câmara não tem condições financeiras? Acho que tem, porque o presidente já devolveu dinheiro aos cofres do Paço. Não pode ser reduzido o número de assessores dos vereadores? A inclusão de mais vereadores é boa para os munícipes porque a fiscalização ao gestor público pode melhorar.

2º ESCALÃO
As conversas que circulam em Estância é que o governador Marcelo Déda está demorando a “arrumar” ou definir os aliados para chefiarem ou integrarem os cargos no seu segundo escalão, que ainda não foi e ninguém sabe quando será definido nessa cidade. “No primeiro mandato de governo, Déda andou ligeiro com essa questão”, lembrou um professor do Estado.

POLÍTICA
Na véspera de ir a Salvador/BA, mês passado, o vereador José Domingos Machado Soares, o Dominguinhos do PT, ligou para este colunista, primeiro para desejar-me sucesso no 4º Encontro de Filarmônicas e depois para dizer que queria falar comigo sobre política partidária local.

CONCURSO SEED
Terminada a greve dos professores, agora é pra valer: até o dia 30 de agosto a Secretaria de Estado da Educação deve abrir concurso para professor. As provas devem acontecer no final de setembro e se especula que podem ser abertas até três mil vagas. O grande número de contratações se justifica: são oito anos sem concurso para o cargo e só este ano cerca de mil professores devem se aposentar. Nos últimos dois anos foram mais de duas mil aposentadorias.

CONCURSO DE ESTÂNCIA
Sobre o concurso para servidor público de Estância, envolvendo várias categorias, inclusive para professor, a promotora de Justiça da Comarca de Estância, Carla Rocha Barreto de Almeida, informou á redação da A Tribuna Cultural, que a Prefeitura Municipal de Estância pediu mais um prazo para o lançamento do Edital. Segundo informou o Município à promotora, se o edital saísse no prazo de seis meses, o qual foi solicitado pelo Ministério Público, firmado num Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) iria dar problema, isso foi comprovado pelo próprio Município. Assim, a promotora resolveu dar mais um prazo a PME, para que o referido edital possa sair até o dia 17 de agosto deste ano.

REQUERIMENTO DA AL
Chegou às mãos do radialista e jornalista Magno de Jesus, o ofício nº 918/2011, datado do dia 8 de junho de 2011, da Assembleia Legislativa, comunicando que em Sessão Pelenária, a AL aprovou por unanimidade o Requerimento Nº 1116/2011, de autoria dos deputados Gilson Andrade e Augusto Bezerra, apresentando Voto de Congratulações pela realização do 4º Encontro de Filarmônicas de Estância, realizado por Magno de Jesus. O realizador do evento agrade especialmente aos autores do documento, como também aos demais deputados pela aprovação do Requerimento.

CAMPO DO ESTANCIANO
Atentai-vos autoridades de Estância para o abandono do campo do Estanciano. É uma tristeza passar pela tradicional rua da Boa Viagem é ver o abandono daquele campo, que foi palco para grandes partidas do futebol amador e profissional do Estado. Aquele campo pode e deve virar patrimônio do povo estanciano. Para a alegria de muitos, a redação da A Tribuna foi informada que dois advogados de Aracaju vieram fotografar o campo para acionar a justiça por Aracaju para a realidade desse espaço esportivo. O Ministério Público local deveria fazer algo sobre esse assunto.

BARRACÃO CULTURAL
O jornalista Magno de Jesus agradece ao prefeito Ivan Leite, em nome da comunidade do bairro São Jorge, pela restauração que a Prefeitura Municipal de Estância fez no Barracão Cultural “Zé de Clara”. Foi preciso muita cobrança feita por esse jornal e pelo próprio jornalista na rádio Mar Azul FM, para que o Município enxergasse a situação do espaço cultural, que servia muito aos moradores daquela localidade. O Barracão ficou melhor que antes, depois de sua reforma, resta agora saber a data da sua reinauguração e voltar a servir aos habitantes do São Jorge e adjacência.

DESPERTAR DOS PASSOS
Com muita dificuldade financeira, está sendo vendido em Estância o livro “O Despertar dos Passos”, de autoria dos poetas residentes em Estância Alcebíades Júnior e Paulo Sérgio. São dois poetas que exibem neste livro a trajetória de 20 poesias envolvendo emoção, conhecimento e retalhos do cotidiano. Vale a pena adquirir.

FESTA JUNINA
No dia 19, a Associação de Moradores do Conjunto Pedro Barreto Siqueira, presidida por Marcos Alberto de Jesus, esteve realizando a sua 1ª Festa Junina com a participação dos associados e dos próprios moradores do conjunto. O evento foi animado pelo Trio de Forró Andorinhas, que executou um repertório excelente de forró pé de serra. Os participantes puderam saborear

Retornar ao Índice Retornar ao Índice
[ Retornar à Colunistas | Retornar ao Índice | Versão para impressão]

ENQUETE

Qual a sua avaliação sobre o primeiro ano da gestão do prefeito Gilson Andrade de Estância
Boa 0%
Nenhuma das Alternativas 0%
Ótima 0%
Péssima 50 % 50%
Regular 50 % 50%
Ruim 0%

USUÁRIOS ONLINE

35 visitantes online (1 na seção: Seções)

Usuários: 0
Visitantes: 35

mais...