7º ENCONTRO DE FILARMÔNICAS EM ESTÂNCIA

POMBO SEM ASA - WASHINGTON NASCIMENTO -10/10/2011

Adeus, Fernando

Notícia. Numa tarde bonita de sábado de futebol, fomos surpreendidos pelo desencarne do Patrono do River Plate e mentor político da Prefeita Esmeralda de Carmópolis, Fernando França. Por muitos minutos ficamos como cachorro que cai da mudança e que não sabe prá que lado vai. Ninguém queria acreditar na notícia que dizia estarmos perdendo alguém a quem aprendemos a admirar como empresário, como político, como dirigente esportivo, como torcedor apaixonado pelo seu Dragão do Bairro Industrial, como amigo dos amigos, como ser humano da maior estirpe.

Comando. Trabalhávamos pela Equipe Cultura/Cooperase fazendo a cobertura da Federação Sergipana de Futebol, quando começamos a fazer os primeiros contatos com o então presidente da Associação Desportiva Confiança Fernando França, já àquela época, acompanhado de perto pelo seu fiel escudeiro e amigo Hernando Rodrigues. O tempo passou. Atualmente o Hernando Rodrigues é o presidente do River Plate, atual bi-campeão estadual. Para valorizar esportivamente o amigo, Fernando aceitou o título de patrono. Mas quem milita no futebol, sabe que apesar da personalidade forte do Hernando, era o amigo-guru Fernando quem delineava toda a política interna do time de Carmópolis.

Também. De forma idêntica agia na gestão da prefeitura do município que adotou para fazer política executiva. Todos os louros são da prefeita-esposa Esmeralda Cruz, mas o mentor maior da montagem da estrutura, da forma de governar para o povo e pelo povo, era o secretário-marido Fernando França.

Presenças. A influencia de Fernando França no futebol sergipano e no Estado de Sergipe foi confirmada pelo grande numero de pessoas que se fizeram presentes no velatório Osaf e depois, no cemitério Santa Izabel. Do governador Jackson Barreto ao presidente da FSF José Carivaldo de Souza; do presidente Luiz Roberto do Confiança ao presidente do Sergipe Genisson Silva; do ex-presidente José Queiroz da Costa do Itabaiana ao ex-presidente do Sergipe Antonio Soares da Mota; do repórter Antonio Costa ao narrador José Antonio Marques; do conhecidíssimo Herrmínio Matos ao desconhecido carmopolitano que aproveitou o ônibus grátis para vir prestar sua homenagem ao homem que ajudou a melhorar seu município, sua cidade, sua vida.

Campo. Prá ficar no campo esportivo, veremos as mudanças que ocorrerão no River Plate de Carmópolis; no Neópolis, líder grupo B da série A2 do campeonato sergipano; no Atlético Gloriense, que luta para entrar na 2ª fase da série A2; na Associação Desportiva Confiança, onde era conselheiro ativo e, até, na Federação Sergipana de Futebol, onde acabou de ser eleito para o Conselho Fiscal. Seja com verba municipal para ajudar ao River, com apoio logístico e financeiro para o Neópolis, com o empréstimo de jogadores e apoio diretivo ao Gloriense, com a participação decisiva no Conselho Deliberativo do Dragão, e presença constante e direta junto ao grande amigo e presidente Carivaldo Souza da Federação Sergipana de Futebol, teremos uma semana que dará início a mudanças. Algumas serão sentidas logo nos primeiros dias. Outras serão sentidas durante as semanas que se seguirão, até os primeiros dias do campeonato que se aproxima.

Por todos. As homenagens devem cobrir toda a semana que se inicia. Na Câmara de Vereadores de Aracaju e na Assembléia Legislativa por onde passou, Fernando França será homenageado. No meio empresarial onde era destacado membro, Fernando será homenageado. No meio religioso onde professava ser homem de fé, Fernando foi e será homenageado. No meio esportivo onde foi presidente do Confiança e era patrono do River Plate, Fernando será homenageado. Nos corações de todos que tiveram a graça de participar de algum momento da sua amizade e da sua lucidez cidadã, Fernando será homenageado.




Retornar ao Índice Retornar ao Índice
[ Retornar à Colunistas | Retornar ao Índice | Versão para impressão]

ENQUETE

Nessas próximas eleições estaduais, dos candidatos por Estância, quem será mais votado em Estância?
Adriana Leite
Carlos Magno
Diogo
Jonas do Caldo de Cana
Márcio Souza
Pastor Moacir
Paulo André
Titó
Valdevan 90
Zeca das Redes

USUÁRIOS ONLINE

27 visitantes online (2 na seção: Seções)

Usuários: 0
Visitantes: 27

mais...