7º ENCONTRO DE FILARMÔNICAS EM ESTÂNCIA

POMBO SEM ASA - WASHINGTON NASCIMENTO - 07/12/2011

A seleção da A2

Como durante todo o ano esportivo de 2011, a Equipe Aperipê de Esportes fez tudo com seriedade. Mas, com a leveza daqueles que sabem o limite entre o profissional e o amador. Brincou, interagiu com todos, sorriu. No entanto, manteve-se atenta ao que estava acontecendo de bom, e o que não era do bem.

Foi assim que viu a firmeza de comando no Sete de Junho, a vacilante participação do Lagarto, a inteligência tática no Laranjeiras, subida e a derrocada Neópolis, a torcida para o acesso do Gloriense.
Com base nessa forma inteligente de fazer rádio esportivo, teve a tranqüilidade para escolher e apresentar os melhores da série A2 do campeonato sergipano de futebol profissional/2011.
Goleiro – Léo Murici, do Sete de Junho
Ala direita – Carlinhos, do Neópolis
Zagueiro pela direita – Romão, do Sete de junho
Zagueiro pela esquerda – Cláudio Baiano, do Lagarto
Ala esquerda – Warlley, do Sete de Junho
Primeiro volante – Gil, do Neópolis
Segundo volante – Jair, do Laranjeiras
Meia pela direita – Clóvis, do Sete de Junho
Meia pela esquerda – Junior, do Neópolis
Primeiro atacante – Rael, do Neópolis
Segundo atacante – Nivaldo, do Sete de Junho

Técnico – Paulo de Freitas, do Laranjeiras
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva
Assistente 1 – Cleriston Clay Barreto Rios
Assistente 2 – Ivaney Alves Lima
Assessor de arbitragem: Lenilton Guedes


Se enxergue

Aê gente boa da imprensa! Quero falar de um assunto que sei que ninguém gosta. É o seguinte: vamos parar com essa estória de alfinetar quem não comunga com o mesmo pensamento. Que estória é essa? Então, porque não penso de maneira idêntica ao meu colega, estou errado? Temos que pensar todos da mesma maneira? Devo jogar no lixo meus valores individuais só porque você os acha contrários aos seus? E os meus e os seus direitos onde ficam?

A gente tem mania (tô escrevendo na linguagem corrente prá que todos entendam melhor) de falar em direitos iguais, democracia, respeito, fraternidade, e outros tantos adjetivos, sem conhecer o real sentido. Então, tudo fica da boca prá fora. Quando chega na hora da verdade, fica com raivinha de quem pensa diferente. Ai a gente passa a criticar e a achincalhar o pobre mortal que fala ou escreve diferente.

Dá um tempo ô! Eu tenho direito e dever de ser o que sou e assim me expressar. Você tem direito e dever de ser como sente e assim se expressar, se tiver coragem de encarar a si mesmo.....
E sabe porque tô na bronca assim? Porque estou cansado de ler e ouvir colegas baixando a madeira em outros (e em mim) porque não estão de acordo sobre atos da presidência da Federação, qualidade do campeonato da série A2, formação das equipes para 2012, Comissão de Arbitragem e suas escalas, elogios aos grandes trabalhos de alguns árbitros, torcer por times da segundona, declarar quem vai vencer ou perder determinado jogo, aplaudir a nova postura da tv Sergipe para com o nosso futebol, elogiar a exposição do Confiança, criticar o “mineirísmo” do Sergipe, e assim por diante.

Veja o caso da série A2, a que chamamos de “empolgante”. Estamos vendendo o produto futebol. Se procuro por compradores para esse produto, tenho que mostrá-lo como atraente. Isso não significa enganar o comprador. Eu-vendedor e ele-comprador sabemos que é produto de segunda (divisão). Mas mostro prá ele que se vendo bem esse produto, vou atrair compradores-ouvintes. E esse é meu objetivo. E o dele.
Quanto ao elogio à forte exposição por que passa a marca Confiança. Qual o torcedor do Dragão do Bairro Industrial que não está orgulhoso do seu clube? Mesmo sem nenhum jogo, ou até time formado. E o Itabaiana vendendo o CT? Alguém ai ainda questiona sobre a Vila Olímpica? Há quanto tempo não saia uma única imagem do futebol profissional na tv Sergipe? Agora, até gols. É uma nova postura – não importa o porquê, não entro em briga de cachorro grande.

E quanto a torcer por um dos times da segundona? Não fica interessante o torcedor discutir de-igual-prá-igual conosco? Ele sabe que aquilo é só farofa. Que não somos do seu município. Mas que fica gostoso fica.
Alguém não concorda com isso? Ótimo. Faça diferente. Mas faça alguma coisa para ajudar a promover o nosso (sim, nosso!) produto. Alguém já perdeu comercial porque o patrocinador ouviu a emissora e não quis ligar sua marca a um esporte tão criticado? Já. Já sim.

Então. Você que escreve (jornal, blog, twitter, face, etc.), você que fala (rádio AM, FM, comercial, comunitária, internet, etc), te convido a fazer um pacto. Um pacto pelo bem de todos. Vamos parar de futucar os outros porque não diz ou escreve como nós. Todos têm opiniões. Vamos deixar para o torcedor escolher. Tem espaço para todos. Até porque, lemos e ouvimos uns aos outros. Vamos então fazer cada um do seu jeito e depois, confraternizar, se reunir para trocar figurinhas, vivenciar cada momento junto de amigos que curtem a “mesma cachaça” chamada futebol. Porque no final da vida, vale o que você fez e junto de quem você viveu.

Agora, se você não estiver bem consigo mesmo, tem que procurar ajuda. Se tudo está sendo motivo para criticas ácidas, respire fundo e olhe um pouco mais ao seu redor. Pode ser que esteja perdendo grandes oportunidades para estar feliz, levar numa boa, pegar mais leve, sorrir mais. Té mais!

Acabou

Campeonato brasileiro da série B chegou ao seu final. Assim como o da série A, com muita emoção até a última rodada. Por um mísero ponto, o Vitória não ganhou acesso. Como foram prejudiciais os pontos perdidos em casa para a época, pré- rebaixado São Caetano.
Após os jogos, subiram para o pelotão de elite da série A: Portuguesa, Náutico, Ponte e Sport. Foram rebaixados para a série C: Icasa, Vila Nova, Salgueiro e Duque de Caxias.

Mais emoção

Agora a emoção está com o Brasileirão da série A. Quatro clubes brigam pela última vaga para a Libertadores de 2012: Flamengo, Coritiba, Internacional e Figueirense. Três estão garantidos: Corinthians, Vasco e Fluminense.
Mas a rodada final marcada para domingo, 17 horas, trará muita emoção. O Corinthians tem cinco oportunidades para ser campeão: Vencer, empatar, Vasco perder, Vasco empatar, os dois perderem. O Vasco só tem uma opção: vencer o Flamengo – que precisa vencer para garantir vaga na Libertadores.

Na turma debaixo, na Z4, a emoção também está presente. O Bahia está garantido na série A. Porém, Cruzeiros, Atlético PR e Ceará lutam desesperadamente para não cair. A Raposa pega o Galo, que vem em ascensão – meteu quatro no Botafogo. O Ceará pega o Bahia, em Salvador – time muito irregular. Pedreira também para o Atlético PR que joga contra o rival Coritiba. O Furacão precisa vencer prá fugir do rebaixamento, o Coxa para garantir vaga na Libertadores.

Perdeu e caiu

Pelo sergipão A2, o Neópolis perdeu o jogo contra o Laranjeiras por 2 a 0, e o técnico Rivaldo Pimenta perdeu o cargo. Ribeiro Neto foi convidado e dirige o time sábado, contra o Lagarto, lá. Única opção do Neópolis é vencer e torcer que o Laranjeiras perca para o Sete.

Com a classificação garantida, o Sete de Junho precisa de um simples empate para sagrar-se campeão. O Laranjeiras pode empatar, e torcer por empate entre Lagarto e Neópolis; mas só vencendo é que garante a classificação. Para o Lagarto só a vitória interessa.

Como se vê, a emoção vai comer solta na ultima rodada, que será no sábado as 15:15h, com jogos em Tobias Barreto – que prepara grande festa, e em Lagarto. Uma coisa é certa: das duas melhores praças em público e renda – Neópolis e Lagarto, uma vai ficar de fora do campeonato da divisão especial de 2012.

2012

Saiu a tabela do Campeonato Sergipano de Futebol Profissional 2012. A primeira rodada traz Confiança e Guarani – no sábado; no domingo Sergipe e Olímpico, Vice-A2 e River Plate, São Domingos e Socorrense, e Itabaiana e Campeão-A2.

Confiança realiza grande evento dia 11 de dezembro no Sabino Ribeiro – dia do Dragão, para apresentar Comissão Técnica e jogadores. Haverá apresentação das candidatas a musa proletária, além de shows e muita diversão.
Com o final da série A2, também serão definidos os destinos de vários treinadores e jogadores. Especula-se que Rocha poderá ir para o São Domingos. Luiz Pondé estaria indo para o Fast Clube de Manaus/AM. Pimenta poderá estar retornando para o Socorrense. Classificado, o Sete vai ter que correr em busca de treinador e jogadores, pois a maioria pertence ao Coelho do Agreste.

Jogadores estarão retornando para Confiança – Talysson, Eduardo Silva, Cláudio Baiano, Valdo e outros. Sergipe também estará recebendo seus atletas que disputaram a série A2 – Denisson, Bruno e outros, além dos que estão sendo conversados, e um técnico. O Itabaiana promoveu Edmilson Santos, que estava nas categorias de base, e começou a contratar jogadores. Gena deve assumir a presidência do Olímpico.


Retornar ao Índice Retornar ao Índice
[ Retornar à Colunistas | Retornar ao Índice | Versão para impressão]

ENQUETE

Na sua opinião, quem será o próximo prefeito de Estância em 2020?
Adriana Leite (PRB) 11 % 11%
Dominguinhos (PT) 2 % 2%
Márcio Souza (PSOL) 86 % 86%
Você acredita que a prefeitura de Estância vai restaurar a Casa da Cultura?
Sim 4 % 4%
Não 95 % 95%
Nenhuma das Alternativas 0%

USUÁRIOS ONLINE

58 visitantes online (1 na seção: Seções)

Usuários: 0
Visitantes: 58

mais...