7º ENCONTRO DE FILARMÔNICAS EM ESTÂNCIA

POMBO SEM ASA - WASHINGTON NASCIMENTO - 12/12/2011

Único caminho
Acontece nesse sábado a ultima rodada do empolgante campeonato sergipano da série A2 de 2011. Uma rodada onde apenas o Sete de Junho de Tobias Barreto, está com acesso garantido para a divisão especial de 2012. Laranjeiras, Lagarto e Neópolis, nessa ordem, lutam pela segunda vaga.

E como na semana passada, coube ao Laranjeiras ser o cutucado, outra tentativa de desestabilizar a equipe comanda por Paulo de Freitas. Dessa feita, surge do nada esportivo a figura do presidente do Penedense, denunciando que um atleta laranjeirense tem contrato até 2012 com seu clube, e está regularizado para jogar a fase final da série A2 sergipana.
Se o objetivo foi atingido só vai se sabe após o apito final dos árbitros. Até porque, na semana passada, o tiro saiu pela culatra e o Neópolis pagou o pato. O certo é que para o Neópolis só tem um caminho: vencer o Lagarto e torcer ou ajudar para que o Laranjeiras não vença o Sete de Junho. Vamos esperar prá ver.

Mais coerente
Comissão de arbitragem da Federação Sergipana de Futebol escalou Jonaldo Alves Simões e Cláudio Francisco Lima e Silva para comandarem a rodada final da série A2. Jonaldo apita em Tobias Barreto. Um jogo importante. Porém com apenas uma das equipes lutando verdadeiramente para conseguir o acesso – Laranjeiras, e que precisa da vitória. A outra equipe – Sete de Junho, já está classificada e se vier o título de campeão melhor, mas o importante mesmo foi garantir o acesso.

O mesmo não se pode dizer para a partida entre Lagarto e Neópolis, que será comandada por Cláudio Francisco – que vem se saindo muito bem no campeonato brasileiro, onde ambas as equipes precisam da vitória e de um tropeço do Laranjeiras.

Lagarto vencendo vai prá nove pontos e basta que o Laranjeiras que tem sete, empate com o Sete de Junho para ficar com a segunda vaga e o vice campeonato. Com cinco pontos e só podendo chegar a 8, o Neópolis que tem que vencer e o Laranjeiras perder.

Tai a coerência da Comissão. Para o jogo de um time só – Laranjeiras, Jonaldo Simões. Para um jogo entre desesperados, um árbitro experiente e em bom momento, Cláudio Francisco. Fica o registro.


Né não
Pode parecer que há má vontade com a diretoria do Sergipe, por criticas feitas à forma como essa diretoria está trabalhando para o campeonato que se aproxima. Mas a verdade é que para quem precisa empolgar sua torcida, o marketing está reverso. Ficar enrolando o torcedor sem informar o que está sendo realizado, utilizando-se de evasivas e pretensos factóides, com certeza não vai motivar. Mas não vai mesmo.

Mais provável é um alto nível de cobrança sobre a diretoria, a comissão técnica e o grupo de jogadores, assim que os resultados não saiam de acordo com o desejado. Tudo porque o torcedor vai estar é muito desconfiado. E gato escaldado tem medo de água fria.

Sidrack Marinho, Beto Hora, Ramon Barbosa e Genisson Silva têm credibilidade junto ao torcedor. Porém uma coisa é quem sabe realmente o que está se passando. Outra coisa é quem está na arquibancada louco por vitórias e títulos. São coisas bem diferentes.

Os quatro citados, mais outros que não se mostram tanto, têm trabalhado e têm capacidade de realizar uma excelente campanha, e devolver ao clube as glórias tanto almejadas pela grande nação rubra. Mas precisa mostrar mais. Muito mais. E fiquem certos: má vontade? Né não!

Tem que ser
Corinthians ou Vasco leva o título e a taça de campeão brasileiro de 2011. Não tem prá onde correr. Tem que ser resolvido tudo no próximo domingo, a partir das 16 horas – Sergipe.
Dois clássicos vão dar o tom da decisão. No Rio, Vasco x Flamengo. Para o Vasco, só a vitória para ficar com o título, mesmo dependendo de um tropeço do Timão. Flamengo não pode perder, para não correr o risco de ficar fora do grupo da Libertadores.

Em São Paulo, Corinthians x Palmeiras. Desde que o Vasco não vença, o Corinthians pode até perder que fica com o título. Para o Palmeiras, tanto faz.

Briga boa está lá embaixo, na zona do rebaixamento. Cruzeiro acusa o Bahia de fazer corpo mole para manter mais um nordestino – Ceará na série A. Time baiano retruca dizendo que precisa da vitória do Cruzeiro para chegar a zona da Sul-americana. Às 17:50h do domingo, o choro de alegria e de tristeza vai confirmar o campeão e os rebaixados.

É brincadeira!!!!!
Só pode ser. Não é que o advogado Alberto Nogueira em nome do Neópolis, deu entrada na Federação Sergipana de Futebol de peça jurídica questionando a regularidade da transferência do jogador Jair, do Laranjeiras?
O Neópolis está baseado na declaração do presidente do Penedense/AL de que o jogador lhe pertence e que tem contrato ativo com seu clube.

Presidente do Laranjeiras afirma que o jogador foi emprestado pelo Coruripe/AL, que a Federação Alagoana liberou sua transferência para a Federação Sergipana e que o mesmo foi liberado para jogar após seu nome ter saído no BID da CBF.

Em principio o representante do Neópolis alega que se o atleta tem contrato assinado com o Penedense/AL e jogou a ultima partida pelo campeonato sergipano série A2, a equipe que o colocou em campo está passível de perder os pontos conquistados.

Como esses pontos não serão revertidos para o clube adversário – o Neópolis, o objetivo real é desestabilizar o Laranjeiras, tirando o foco do difícil jogo em Tobias Barreto, quando terá que vencer a partida para conquistar a segunda vaga para o acesso a divisão especial de 2012.

Desde a semana passada que o Laranjeiras vem sofrendo com as tentativas externas de minar o ambiente interno do grupo. Primeiro foram jogadores que tiveram de serem afastados – Jajá, Fernandinho e Buiu por comportamento estranho. Depois foi veiculada uma suposta saída do técnico Paulo de Freitas. Apesar de tudo, o time se impôs em casa e venceu o Neópolis por 2 a 0. Agora a suposta irregularidade do meia Jair.

É bom o Lagarto colocar as barbas de molho. Adversário direto, precisa ser vencido para abrir possibilidade de classificação do Neópolis, em caso de vitória do Sete de Junho sobre o Laranjeiras.

Não dá mais
Apesar da tentativa do presidente Hernando Rodrigues em manter Valdson no elenco para 2012, ficou claro que a pendência entre o capitão e o técnico Fahel Junior está em aberto. Prova disso é que o melhor zagueiro de 2011 assinou com a Olímpica de Itabaiana para a próxima temporada.

É um grande reforço para o time tricolor da serra. Com ele no elenco, o técnico Edmilson Santos tem a garantia de segurança e qualidade, além da generosa orientação aos novos atletas que a diretoria promete colocar em campo. Tristeza para os torcedores do River Plate, alegria para os torcedores do Tremendão da Serra.

Ser conhecido não é ter poder

Lastimável por todos os aspectos a prisão de Marcelinho Paraíba, do
Sport Recife. Acusado de tentar beijar à força uma moça numa balada num sítio de sua propriedade em Campina Grande/PB, o jogador foi preso junto com outros três rapazes. Os três segundo o delegado Fernando Zoccola, foram presos por desacato à autoridade e resistência à prisão, ao tentar defender Marcelinho.
É claro que tudo será esclarecido e resolvido. Inocente ou não, é importante observar que se sabe apenas que foram presos Marcelinho Paraíba e outros três. Não se fala nomes dos outros três. Mas as várias notícias-no G1 foram postadas 6, só traziam o jogador do Sport.

Por isso trouxe esse comentário. Esse é um período em que os jogadores de futebol principalmente, retornam as suas cidades, as suas origens, prá casa. Em casa, sentem-se poderosos pelo quanto são conhecidos. Porém não é verdadeiro esse poder.

Há uma grande confusão na cabeça desses atletas sobre dois termos. Nem sempre poder trás conhecimento. Mas conhecimento não trás poder. Conhecidos, eles acreditam possuírem um poder que não existe. Envolvem-se com pessoas que também acreditam nesse poder e de repente descobrem que quando os problemas aparecem, o presumível poder desaparece e então a verdadeira face mostra o quão vulnerável ficam. Ser conhecido serve apenas para sair nas manchetes dos dias seguintes. De resto, sobra sempre a parte mais difícil para quem é famoso, conhecido.

Portanto, se você está saindo de férias e vai curtir aquele sítio, aquela casa de praia, ou até mesmo aquele carro novo que custou grande parte do suor de seu rosto, cuide-se. Você pode aproveitar muito bem esse período, sem se envolver em confusões que podem arriscar destruir sua imagem profissional. Bebidas, som, mulheres/homens, não são culpados pelos excessos e os problemas deles decorrentes. Você é responsável pelos seus atos e pelos daqueles que estejam com você. Pense nisso.

Será que dá caldo?
A Liga do Nordeste está prometendo lutar para arrancar da CBF novas condições de disputa. A CBF tinha sinalizado montar uma Copa com dois anos 2012/2013. Acena com um novo inicio em 2013, acrescido com mais 9 edições.
A CBF abriu uma vaga na Copa do Brasil para o Campeão da Liga. Esta pressiona para uma vaga também na Sul-americana.

A partir de 2013, os representantes de cada Estado seriam os campeões e seus vices, exceto para Bahia e Pernambuco que teriam também os 3º lugares além dos dois.
Liga tenta um adiantamento de receitas junto aos patrocinadores.

Vamos esperar o resultado de uma reunião no Rio de Janeiro.

Era, e foi
Todos sabiam quão difícil seria para o Vasco conseguir vencer a Universidad de Chile – a La U lá, no Chile. O Gigante da Colina bem que lutou. Mas essa maratona de decisões vai pouco a pouco debilitando o bom elenco. O time pressiona o adversário, tem grande domínio de bola, só não consegue transformar em gols essas ações. Valeu o esforço. Representou bem o futebol brasileiro. Agora é pensar no grande confronto do final de semana, contra o Flamengo.

Retornar ao Índice Retornar ao Índice
[ Retornar à Colunistas | Retornar ao Índice | Versão para impressão]

ENQUETE

Nessas próximas eleições estaduais, dos candidatos por Estância, quem será mais votado em Estância?
Adriana Leite 45 % 45%
Carlos Magno 9 % 9%
Diogo 0%
Jonas do Caldo de Cana 0%
Márcio Souza 27 % 27%
Pastor Moacir 0%
Paulo André 0%
Titó 9 % 9%
Valdevan 90 0%
Zeca das Redes 9 % 9%

USUÁRIOS ONLINE

34 visitantes online (1 na seção: Seções)

Usuários: 0
Visitantes: 34

mais...