7º ENCONTRO DE FILARMÔNICAS EM ESTÂNCIA

Manchete : CONHEÇA A HISTÓRIA DOS 33 ANOS DO FRANCÃO E DOS HOMENAGEADOS PELA PREFEITURA DE ESTÂNCIA
enviou em 08/03/2016 08:10:00 ( 547 leituras )
Manchete

Homenagens aconteceram na noite desta quinta-feira, 03 no Estádio Estadual Governador Augusto Franco, "Francão", em Estância.

Noite de festa em Estância para comemorar os 33 anos da maior praça esportiva da Região Sul de Sergipe, o Francão. A Prefeitura Municipal de Estância por meio da Secretaria de Juventude e Desporto realizou um evento comemorativo com direito a corrida de 800m na pista do estádio pela Equipe Estanciana de Atletismo, qual tem conquistado diversos títulos para a Cidade de Estância, com grandes participações em competições Estaduais, Nacionais e Internacionais a exemplo das provas da São Silvestre em São Paulo e Meia Maratona do Rio de Janeiro.



Equipe Estanciana de Atletismo é homenageada:
A equipe estanciana de Atletismo que foi fundada em 4 de maio de 2007 atualmente tem em seu grupo vinte atletas entre jovens e adultos que resistiram a falta de apoio por parte de outras gestões, ficou fora inclusive de importantes eventos do Campeonato Brasileiro de Atletismo e Norte-Nordeste. Quando assumiu a gestão em 2013, o prefeito Carlos Magno sentou com a equipe e apoiou em diversos aspectos, desde a linha de largada até a chegada como a logística de transporte, lanche para viagens entre outro importante apoio para participação nos certames.

Para José Wellington Freitas Silva (Wellington Cabeleireiro do bairro Bomfim), atual presidente da equipe foi uma excelente noite: "Está noite está sendo de grande importância não só para a nossa modalidade como para todos que estão nesse momento comemorando os 33 anos do Francão, a Prefeitura de Estância, tem sido a nossa grande parceira nesse trajeto da largada até a chegada e que esse ano já sentamos com a Secretaria de Juventude e Desporto onde juntos elaboramos um calendário de realizações dos circuitos de corridas de ruas e das maratoninhas que foram um sucesso em 2015 e que este troféu é fruto do grande reconhecimento da administração do desenvolvimento com a nossa equipe". Disse Wellington.

Jogo comemorativo: Liberdade 4 x 1 Avec

Dando continuidade as comemorações alusivas aos 33 anos, teve inicio a partida entre Avec e Liberdade, equipes que são atuais campeãs das competições de futebol realizadas pela Prefeitura de Estância. Em campo muita história pra contar - A partida memorável começou com a equipe do Liberdade abrindo o placar aos 10 minutos do primeiro tempo quando Leão representante do Boca Júnior de Estância recebeu e mandou pro fundo da rede. O time estava em noite inspiradora e cheio de moral com direito a participação do ilustre atleta profissional Váldson que teve passagem pelo Clube de Regatas Flamengo, Botafogo, Corinthians, Confiança de Sergipe entre outros grandes clubes do futebol brasileiro. Não demorou muito para Ito ampliar o placar para 2 x 0. O time do Liberdade fez o terceiro gol com o belo chute de Sidelmo e já no segundo tempo marcou o quarto gol com o carimbo do atacante Teca. O Avec ainda diminuiu e fez seu gol de honra, o gol foi marcado pelo atacante Bagaceira.

No Avec destaque para o jogador Job Marcelo de Jesus (Marcelo Sergipano) que tem levado grandes emoções para Sergipe e Mundo quando em sua trajetória teve passagem por grandes clubes a exemplo do Sergipe, São Paulo, Ponte Preta chegando a jogar no exterior.

Valdson também falou da homenagem ao estádio

"Estou muito feliz de poder fazer parte desses trinta e três anos do estádio Francão, de rever os amigos como Beto Sergipano, Beto Baiano, Marcelo Sergipano, o Leão entre outros fatores históricos do nosso futebol, essa partida está sendo mais um jogo histórico onde fui convidado a defender as cores da equipe do Liberdade que entrou em campo para jogar contra o Avec, onde tive a oportunidade de ser campeão pelo Liberdade e hoje nada mais justo de que essa grande homenagem da prefeitura de Estância". Comentou Váldson.
Váldson Mendes Bezerra não foi homenageado, ele foi convidado a participar da partida entre Avec e Liberdade, o sergipano nasceu em Aracaju, 14 de maio de 1975 é um futebolista brasileiro que atua como zagueiro. Váldson ficou conhecido no futebol brasileiro ao atuar pelo Botafogo ao lado de Sandro. Antes jogar pelo clube carioca, o zagueiro já havia atuado entre outros clubes de Sergipe onde iniciou a carreira no Associação Desportiva Confiança e no estado Ceará, jogando pelo Ceará. Váldson, após a passagem pelo Botafogo, defendeu, entre outros times, o Flamengo, o Corinthians Paulista, o Paysandu, o Santa Cruz, o Vitória, Fortaleza e o Boavista de Saquarema.

Em campo outro currículo de diversas páginas: Job Marcelo de Jesus (Marcelo Sergipano) participou pela equipe do Avec. Atualmente Marcelo trouxe mais uma alegria para a Cidade, foi a filial de uma escolinha da Ponte Preta onde atuou em 1997 e fez parte da subida da macaca para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, doze anos depois ele comandou o Itabaiana na Copa do Brasil, derrota por 5 a 0 para o Atlético Mineiro em casa. O atacante tem muita história com passagens pelo São Paulo, Ponte Preta, Shanghai Shenhua - (Campeão Chinês), Sergipe, América-SP, Rio Branco de Americana-SP, Francana-SP, União-MT, Náutico, Bahia, Vila Nova-GO e Confiança.
Outros importantes ícones daquela inauguração em 83 foram Joel Sobral, Renato Silva, Nivaldo Silva In Memória (Deputado Estadual pelo PFL).

Homenagens:
Durante o intervalo do jogo o Diretor de Esportes Emanuel Prado (Manelão) iniciou a solenidade com os parabéns, um bolo simbólico e entrega dos troféus, quando o prefeito Carlos Magno Costa Garcia (PCdoB) e convidados iniciaram as homenagens as personalidades esportivas como Edmundo Cavalcante conhecido por "Nego Bela", que no ato da inauguração em 5 de março de 1983 fez o primeiro gol no Francão jogando pelo Santa Cruz. Nelson dos Santos que sofreu o primeiro gol no estádio, o jovem desportista Fábio Emanuel Silveira, o ex - atleta Tarati pai do motorista Valdemar e ao presidente da Equipe Estanciana de Atletismo - Wellington Freitas.

Homenageados

Edmundo Cavalcante, 64 anos "Nego Bela" faz o primeiro gol no Francão:

Nego Bela comenta o gol: "Não tenho palavras para agradecer o que sinto nesse momento, é grande a felicidade que estou sentido agora, esse reconhecimento histórico nos faz recordar muitas coisas boas - na época da inauguração o gol nasceu de uma cobrança de escanteio que Lima cabeceou para trás, eu aproveitei que a bola vinha em minha direção enchi o pé e chutei com a bola ainda no alto onde acertei o angulo do goleiro Nelson Santos, e dizer que eu era fã de Nelson, um dos grandes goleiros da década de 80 defendendo as cores amarela e verde do Estanciano" afirmou Nego Bela.

Edmundo Cavalcante "Nego Bela" jogou pelo Sport Club Santa Cruz, o azulão do Piauitinga, time que foi fundado em 3 de maio de 1930 e mandava seus jogos no Estádio da Vila Operária o gol sobre o Canarinho do Piauitinga foi válido pela sgunda divisão do Camponato Sergipano de Futebol.

Nelson do Santos Gomes sofre o primiro gol no Francão:
Goleiro que deu muito trabalho ao adversários. Foi a partir de 1975 que Nelson Santos começou a jogar, iniciou no Santos de Caculé, com 17 anos jogou no juvenil, subiu para o profissional do Jequié onde foi campeão Baiano. De jequié foi vendido para o Atlético de Alagoinhas onde disputou a Taça Norte-Nordeste, passou pela Desportiva Vitória do Espirito Santo onde foi campão capixaba. Mas tarde fora emprestado para o Americano de Campos - RJ onde disputou o Camponato Carioca em 79 e 80 jogando inclusive contra o galinho Zico do Flamengo.

Após disputa no carioca Nelson chegou no Operário de Várzea Grande do Mato Grosso, foi vice-campeão estadual, no mesmo ano em 1980 assinou pelo Vitória da Bahia jogando ao lado de Mario Sergio entre outros que marcaram a época, voltou para o Jequié onde disputará o Campeonato Baiano, Nelson foi emprestado para disputar a Copa do Brasil pelo Fluminense de Feira e aterrisou em solo sergipano já em 1983 onde defendeu o Campeonato Sergipano jogando pelo Canarinho do Piauitinga - foi campeão do primeiro turno e vice estadual em 1984, a sua vida profissional no futebol parou em Estância, cidade acolhedora onde construiu familias e verdadeiros amigos.
Valdemar recebe troféu in memória de seu pai João Evangelista dos Santos (Tarati)
Outro importante icone desportista homenageado foi o pai de Valdemar, o atleta Tarati: "Bem merecida essa homenagem ao meu pai - Tarati que tanto contribuiu para o esporte estanciano, foi o treinador que estreou com vitória pelo Santa Cruz sobre o Estanciano naquela partida de inauguração - quem conheceu Tarati em Estancia em Sergipe e teve sua participação em grandes clubes brasileiros sabe do que estou falando - fez teste no Clube de Regatas do Flamengo, jogou no Bahia entre outros importantes clubes e Tarati teve a honra de jogar contra o rei Pelé e nessa noite só tenho em nome de nossa familia a agradecer a Prefeitura de Estância por essas homenagens". Parabenizou Valdemar.

Tarati, faleceu em 1934, uma perca imensa no futebol sergipano.
Nasceu no dia 26 de agosto de 1934 na cidade de Estância/SE e faleceu no dia 22 de setembro de 2008 com 74 anos, também na Cidade Jardim, João Evangelista dos Santos, que era conhecido carinhosamente pelo apelido de "Tarati", sofria da doença Mal de Alzheimer.
Um dos maiores craques do futebol sergipano dos anos 60 que fazia parte do Grande Time do Santa Cruz que foi Penta Campeão Sergipano Amador que era temido pelos times da Capital, entre os anos de 1956 a 1960.

Tarati fez parte de um grande jogo entre Sergipe e Santos. Este jogo aconteceu no Estádio de Aracaju, hoje Arena Batistão, no ano de 1963. O placar foi 2 a 0 para o Santos. Péle marcou o primeiro gol aos 15 minutos do 1º tempo e Mengálvio marcou o segundo gol aos 25 do 2º tempo.

Relembrando o comentário de Tarati:
"Neste jogo eu exerci uma forte marcação sobre Pelé, ele puxava meu calção, me xingava e me cuspia.Tudo sem o juiz ver, tinha como objetivo me irritar, para que eu revidasse e fosse expulso. Após o jogo eu não me dei conta de como repercutiu esta marcação e da maneira como eu joguei. Cheguei a ser convidado pelo próprio Pelé para ir fazer um teste no Santos, mas por motivos outros eu não consegui, o que me causou uma grande decepção no futebol". Tarati. Fonte: http://linux.alfamaweb.com.br/futebolsergipano,
No final da década de 60, o atleta participou da inauguração do Batistão onde foi convocado para a Seleção Sergipana para jogar contra a Seleção Brasileira, já classificada para a Copa do Mundo no México e que seria a tri-campeã Mundial. Verdadeiramente foi uma das maiores emoções que Tarati teve no futebol, o estádio completamente lotado. Jogo que marcou pra sempre a trajetória do grande atleta.
Fez parte da expansão do Confiança na luta para subir à série B do Campeonato Brasileiro de 2009.

Consagrado no futebol brasileiro Tarati jogou com outros importantes nomes: João Cego e ABC, Jorgival e Nilson Barros, do Clube Sportivo Sergipe.

Fábio Francão, um desportista inquieto, a conquista pela reforma
O desportista Fábio Emanuel era um dos inúmeros estancianos que não se conformava com aquela situação do Francão. Ele denunciou na imprensa estadual o descaso que passava o campo principal da região Centro-Sul: os bancos de reservas estavam nos escombros, banheiros depredados, cobertura para desabar, campo e pista se encontravam em péssimas condições, arquibancadas acumulando águas, refletores sem lâmpadas, rede elétrica danificada, vestiários destruídos e o mato reinava na frente do estádio. Era dessa forma o real retrato do Francão sem contar com as infiltrações que na época de sua interdição estavam atingindo as fiações elétricas e toda estrutura da arquibancada.

"Foi no dia 19 de setembro de 2009 que Marcelo Deda transferiu para Estância através do governo itinerante, numa sexta memorável que o vereador Arthur disse": - "fique na frente do palco que o governador vai lhe chamar" - feito isso o governador relembrou que em novembro de 2007, eu denunciei o desprezo do Francão ao Ministério Público, e a promotora de justiça, Maria Helena Lisboa, solicitava do Corpo de Bombeiros que fizesse uma vistoria do estado de conservação do estádio no prazo de dez dias, ao mesmo tempo ela solicitou do secretário estadual de Esportes, José Leó de Carvalho Filho, providências em relação á condição precária do estádio e no dia 18 de dezembro do mesmo ano, enviei ofício para o mesmo secretário, pedindo informações a respeito da real situação de gestão do estádio (quem administrava de fato e sob que base legal), e ainda se o Estado pretendia reformar o Francão... além de ter também pedido notícia ao presidente da Federação Sergipana de Futebol, Carivaldo Souza sobre o laudo da Defesa Civil, porque a FSF tinha liberado o campo para os jogos do Estanciano Esporte Clube, da série A - 2, após toda essa luta o judiciário resolveu atender o meu pedido e interditou o estádio à Ação Civil Pública ajuizada em face do Estado de Sergipe e do Município de Estância, pela Promotora de Justiça, Dra. Carla Rocha de Almeida, do Poder Judiciário de Sergipe deferiu, liminarmente, a interdição do Estádio Estadual Governador Augusto Franco (Francão) e foi a partir daí que o Governador Marcelo Déda Chagas acatou a decisão judicial e imediatamente deu a ordem de serviço em um dia histórico... Deda deu a ordem de serviço durante seu programa de governo que esteve em Estância no dia 18 de setembro de 2009 onde assinou ao lado do secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel Gomes, autorizando o início das obras de reforma do Estádio... A recuperação, cujo investimento foi de R$ 2,8 milhões, viabilizará o retorno da realização de jogos de futebol no município, além da volta da prática de esportes como o atletismo... A minha iniciativa também teve o apoio do meu tio, atual Vereador Arthur do PT, nessa história a Promotora Carla Rocha sempre dizia... "Tenha calma Fábio, calma Fábio, o Francão será reformado", brincava a promotora - Para finalizar, dizer que lutei pela comunidade, briguei Davi contra Golias, e após cinco anos recebo essa homenagem, onde agradeço a administração municipal e a minha mãe professora Maria da Conceição conhecida por professora Ceissa, que esta aqui para receber junto comigo essa homenagem". Detalhou Fábio.

Para a mãe do homenageado esse é um momento histórico: "Quero agradecer in memória ao Governador Marcelo Deda Chagas e ao Prefeito Carlos Magno por essa grande homenagem, lembro cada luta do meu filho pela reforma desse estádio que hoje foi reformado graças a essa luta com o apoio do seu tio Vereador Arthur, ele é o filho que amo, agradecer a Manelão e toda equipe da secretaria pelo reconhecimento". Agradeceu a mãe de Fábio.
Fala Prefeito
"Nem parece que já são trinta e três anos desde a sua inauguração em 5 de Março de 1983 até esse momento que posso comemorar com muita alegria". Carlos Magno.
"Recordar é viver e naquele dia eu estava aqui inaugurando juntamente com o Governador General Dejenal Tavares de Queirós, o Deputado Federal Dr. Augusto Franco, na epoca o deputado mais votado de Sergipe, Renato Silva, o Deputado Estadual Nivaldo Silva, Sobral entre outras autoridades essa grande praça esportiva que infelizmente passou por problemas administrativos de outras gestões que não tiveram o compromisso de reformar o nosso estádio - Na época da inauguração, eu era prefeito e pra mim é uma imensa alegria retornar depois de 33 anos para homenagear aqueles que fazem parte do nosso memorial futebolistico e quando assumi a prefeitura em 2013 o Estanciano conseguiu o nosso apoio porque sempre fiz qustão de apoiar o esporte, no entanto, com alguns recursos podemos nos orgulhar de um time que vem nos dando alegria, até então o time se mantinha na segunda divisão e a partir de 2013 o time engrenou com o 4º lugar, em 2014 e a conquista da Copa do Governador, subiu um pouco de posição chegando a terceiro na competição, em 2015 conseguiu o vice campeonato sergipano de futebol o que elevou o Canarinho do Piauitinga ao acesso Campeonato Brasileiro da Série D, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e se manter no Sergipão 2016, sem contar com a expansão da divulgação de nossa Cidade para o Brasil e Mundo, outro fator importante foi o sediamento da equipe do Boca Junior dentro do Francão, time que também tem o nosso apoio e como dizia na minha campanha que agora pode ajudar o estanciano, isso se concretizou e hoje estou me sentindo muito previlegiado, quero destacar aqui o presidente Gilson Behar que onde leva a equipe mostra a nossa bandeira, a nossa cultura para o Brasil - infelizmente tem pessoas sem compromisso, o estádio ficou abandonado por quase 18 anos, uma tristeza, isso foi um descompromisso daqueles que diziam amantes do esporte, eu sempre dizia que ajudar o estanciano podia, ajudar o estanciano agora pode". Disse o prefeito.

Testemunha da inauguração:
O verador Arthur do PT esteve na inauguração e testemunhou: "Para mim um motivo de muita satisfação, eu estava presente na inauguração em 1983 quando Negão Bela fez o gol pelo Santa Cruz sobre o goleiro Nelson do Estanciano, então Fábio provocou o Ministério Público pelo abandondono do estádio por gestores anteriores e recordo que o Governador Marcelo Deda fez questão de convidar o Fábio para receber o reconhecimento de sua luta pela reforma da maior praça esportiva da região sul de sergipe, quando o municipio devolvia o estádio para o Estado após perceber que não daria conta do desprezo em que fizeram parte". Completou Arthur.

Secretário Newiton, falou dos 33 anos do Francão e do esporte amador:
O Secretário de Juventude e Desporto - Prof. Newiton Santos, também falou da festa de aniversário do estádio: "Essa humilde festa é para comemorar também toda essa estrutura que a Prefeitura vem dando de contrapartida a nossa sociedade desportiva e da juventude no que se refere às competições de futebol amador e das outras modalidades esportivas que já utilizaram dessa praça, então para 2016 a secretaria vem apresentar um calendário que envolve não só a modalidade de futebol como destacamos o surgimento dos circuitos de maratoninhas de rua, os passeios ciclísticos, a roda de capoeira, o skate e o Bolsa atleta que já está transitando na Casa do legislativo, projeto que foi uma indicação do Vereador Tito Magno que fez uma grande indicação no que se refere a revitalização da praça de frente do estádio como a construção de um monumento do nosso canário, em tempo dizer que já estamos estudando a construção do Conselho Municipal de esportes para que possamos buscar recursos federais através do Ministério dos Esportes entre outros para a integração desses recursos junto ao poder publico municipal.
Nas redes sociais o secretário parabenizou...
"Ontem foi mais uma daquelas noites memoráveis para a história do esporte estanciano, pois a Administração do Desenvolvimento comemorou o 33º Aniversário do Estádio Estadual Governador Augusto Franco - Foi uma belíssima festa onde se fizeram presentes: a população - a equipe estanciana de atletismo - os times do AVEC e LIBERDADE - os homenageados e o Prefeito Municipal juntamente com seu Secretariado - O aniversário do Francão atualmente o maior símbolo esportivo para os estancianos trouxe consigo a oportunidade de se comemorar outras ações no esporte executadas por esta gestão a exemplo da revitalização e construção de espaços para a prática de esporte - a implantação das academias ao ar livre - construção de uma quadra coberta - o apoio ao Estanciano Esporte Clube (quando num passado próximo se afirmava que não se podia auxiliar o time e o Prefeito junto com a Câmara de Vereadores e a Federação Sergipana de Futebol pactuaram em resgatar o estanciano o que na atualidade representa o maior orgulho para os munícipes) - o incentivo aos atletas dos esportes individuais a representarem o município em competições dentro e fora do estado - a Criação do Bolsa Atleta (primeira cidade do Sul de Sergipe a ter o Programa) uma indicação do vereador Tito Magno que a gestão está transformando em realidade - dos torneios de integração dos bairros através do projeto Estância é Esporte - das escolinhas de futebol trabalhando a interação social da família através dos atletas mirins em bairros do município - da implantação do Circuito Estanciano de Maratoninhas de Rua que envolvem crianças de bairros afastados - A noite de ontem foi um momento de reflexão onde a gestão avaliou os investimentos feitos no esporte e reafirmou o compromisso com a população que em 2016 irá avançar para alcançar novos objetivos tais: a revitalização da frente do Francão (Praça do Canarinho) uma indicação do vereador Tito Magno - conclusão da praça da juventude no bairro Santa Cruz - o compromisso de construir novos espaços para a prática de esporte - revitalizar outros espaços que a anos estão esquecidos - As homenagens feitas foram entregues a pessoas que representam a alma viva do estádio Francão pois na Gestão do Desenvolvimento o olhar não está direcionado apenas para as obras mas para os munícipes que dela usufruem que dela se beneficiam direta ou indiretamente e por isso o que se constrói conta com o aval e a aprovação popular porque um Governo democrático de fato e de direito não tem medo de dialogar ouvindo e atendendo os clamores do seu povo - Assim segue uma gestão que apesar das dificuldades mantém o compromisso com seu povo já que a sinalização do gestor maior é que os órgãos do governo continuem a prestar um serviço de qualidade deixando nosso patrão que é o povo orgulhoso e satisfeito até o último dia de mandato". Disse Newiton.

Barco de Fogo, cultura viva, patrimônio imemorial de Sergipe.
Claro que não podia faltar na humilde festa dos 33 anos o maior símbolo cultural da bela Cidade Jardim de Sergipe... "o barco de fogo". Finalizando a noite de grandes homenagens o barco de fogo fez sua corrida sobre o arame percorrendo toda extensão da pista de atletismo na marca dos 100m. Esse patrimônio imemorial de Sergipe, como o moderno estádio Francão tem muita história, principalmente para os jovens que agora tem um pouco onde fazer pesquisa do esporte de uma cidade apaixonada pelo futebol.
Mas homenagens:
Ao final da partida entre Avec e Liberdade o prefeito Carlos Magno entregou ao vencedor Liberdade o Troféu Governador Marcelo Déda.

O Estádio - Inauguração, abandono, reinauguração, conquistas e atualidade.
Estádio Governador Augusto Franco foi contruido em 3 de março de 1983, seu campo tem dimensões de 110 x 75m e de acordo com informações do site do governo o atual estádio tem capacidade para até 8 mil espectadores. Mas tarde em 11 de março de 2011 o estádio foi reinaugurado pelo então Governador da época Marcelo Déda Chagas, na partida de reinuguração o Estanciano perdeu para o River Plate de Carmopolis por 6 x 0 foi nessa partida que o estádio recebeu seu maior público de 7.525 espectadores.
A estrutura do estádio foi completamente renovada para garantir uma acomodação segura e confortável para um público de até oito mil pessoas, incluindo as arquibancadas, setores de cadeiras, área vip, cabines de transmissão para a imprensa, banheiros masculinos e femininos adaptados para portadores de necessidades especiais, dentre outras conquistas como a reforma da Tribuna de Honra, cabines de rádio e seus respectivos sanitários; recuperação estrutural em toda área de concreto do Estádio (marquises e acessos a geral e arquibancadas); recuperação das fossas, de parte das paredes do subsolo com execução de contrafortes e estacas; dos banheiros do pavimento térreo e subsolo.
Além disso, também conta com novas instalações elétricas e hidro-sanitárias; esquadrias de madeira e ferro; gramas em placas na área de jogo; irrigação do campo; nova subestação e iluminação do campo; poço artesiano e reservatório de 10.000 litros; placar eletrônico, catracas e alambrados.
O Estádio já passou por situações difíceis:
O terceiro melhor estádio de futebol de Sergipe teve momentos de glórias, mas passou por quase 18 anos nas mãos de quem não tinha o compromisso com os desportistas estancianos a exemplo das gestões municipais anteriores. Com tanto descaso e falta de responsabilidade com aquela praça esportiva foi necessária a intervenção judicial que foi acionada pelo jovem Fabio Emanuel de Oliveira, a conquista na justiça na luta pela reforma do Francão se deu ainda no mandato do Governador Marcelo Déda Chagas.

Situação atual

O Estádio está atualmente sob administração do Governo do Estado por meio da SETESP - Secretaria Estadual de Turismo e Esporte em parceria com a Prefeitura Municipal de Estância, que tem feito muitos esforços para deixa-lo em boas condições, oferecer mais segurança e conforto, está mais bonito e com um gramado em boas condições para jogos de futebol.
O estádio foi uma reivindicação à época do deputado estadual pelo PFL, Nivaldo Silva Carvalho, construído pela Construtora Canael, em 5 de março de 1983, no governo de Augusto Franco, que depois de afastado para disputar a eleição de deputado federal, o seu vice, Djenal Queiroz assumiu o mandato e teve o privilégio de inaugurar essa tão sonhada praça de esportes dos estancianos, quando o município era chefiado pelo prefeito Carlos Magno Costa Garcia.
O Francão foi palco para a realização de brilhantes jogos, nos quais, o Fluminense/RJ e o Vasco da Gama/RJ vieram se apresentar no município contra a equipe Canarinha. Como ainda, abriu suas portas para partidas do futebol sergipano, envolvendo as tradicionais equipes como Itabaiana, Sergipe, Vasco de Aracaju, Confiança, Cotinguiba, América de Propriá, Maruinense e tantas outras agremiações. Atualmente o estádio recebe clubes como o América de Natal, Coruripe de Alagoas, CRB com a grande participação do Estanciano no Nordestão e Copa do Brasil, além do time do Boca Júnior que faz uma grande atuação no Campeonato Sergipano de 2016.

Falando em participação não podemos esquecer a inédita participação do Estanciano e Boca Junior na Copa São Paulo de Futebol de Juniores.

Abandono do Gigante

Localizado à rua João Passos de Souza, no bairro Alagoas, o estádio Francão esteve depredado, e literalmente vinha denegrindo a imagem de uma cidade que sempre viveu dando glórias ao Estado, com o seu time penta-campeão, o Santa Cruz e ainda com seu representante o "Canarinho do Piauitinga". Em 2005, no governo de João Alves Filho, o Estado passou o Francão para o comando do Município. A solenidade da assinatura do Termo de Comodato aconteceu no campo da Vila Operária com a participação dos desportistas e da imprensa estanciana, porém, a Prefeitura só tinha realizado pouquíssimos reparos em benefício do estádio. Na época, o prefeito Ivan Leite disse na imprensa da capital que a responsabilidade pelo abandono do Francão não era do poder municipal, mas do estadual, porém foi no seu governo que o estádio foi devolvido ao Governo de Sergipe totalmente depredado o que culminou na intervenção judicial. O estádio foi interditado pela justiça por apontar diversas irregularidades a exemplo da ausência do PSCIP - Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico exigido pelo Corpo de bombeiros militares de Sergipe quanto ao projeto e as instalações que estavam totalmente depredadas, fruto de uma administração que deixou a desejar deixando a maior Praça do Sul Sergipano abandonada, um verdadeiro fracasso administrativo na construção por um esporte de qualidade para todos de que além de ter abandonado o Francão, não colaborou para a expansão do Canarinho do Piauitinga como as praças da própria cidade que foram entregues a atual administração do prefeito Carlos Magno totalmente abandonadas.

Também participou da solenidade, o prefeito Carlos Magno Costa Garcia; Vereador Arthur do PT, os secretários Newiton Santos - (Juventude e Desporto); João Oliveira - (Urbanismo); Luiz Carlos Dussantus - (Comunicação Social); Mário Dias (Cultura) a imprensa virtual Portal Sergipe Repórter, Site Gazeta de Estância e Paparazzo Sergipe além da Rádio Abais am de Estância; Dona Ceissa, mãe do homenageado Fábio Emanuel, Dona Ana Isabel, esposa do artilheiro Edmundo Cavalcante - (Nego Bela), Emanuel Prado - Diretor de Esportes e toda equipe de esportes que realizaram um grande trabalho.

Informações virtuais extraída do site http://linux.alfamaweb.com.br/futebolsergipano, gazeta de Estância, a tribuna cultural, Federação Sergipana de Futebol, Jornal da Cidade, portal Sergipe Repórter e Wikipédia. Dos prórpios homenageados.


Fonte: SECOM - Prefeitura de Estância

Classificação: 0.00 (0 votos) - Classifique esta notícia -


Outros Artigos
17/12/2018 09:40:00 - Suspeito de abusos sexuais, João de Deus passa 1ª noite na prisão em GO
17/12/2018 09:40:00 - Metade das crianças sírias cresceu em meio à guerra no país
17/12/2018 09:40:00 - Prêmio de R$ 800 mil sai para o Estado de Sergipe
17/12/2018 09:40:00 - EDITORIAL: Quem sair por último, apague a luz!
17/12/2018 09:30:00 - Propriá E Porto Real Do Colégio Registram Tremor De Terra No Final De Semana
17/12/2018 09:30:00 - CASAL DE TRAFICANTES É PRESO COM CERCA DE 100 KG DE MACONHA
17/12/2018 09:20:00 - PAPA FRANCISCO DEFENDE PACTO SOBRE MÍGRAÇÃO QUE BOLSONARO QUER ABANDONAR
17/12/2018 09:20:00 - UM JOVEM É MORTO E OUTRO FERIDO, EM ESTÂNCIA
17/12/2018 09:10:00 - VALDEVAN NOVENTA SERÁ DIPLOMADO SOB ESCOLTA POLICIAL
16/12/2018 18:10:00 - Audiências Referentes Construção Casas Na Praia Do Saco Foram Bem Sucedidas



Marcar este artigo como favorito neste site

                   

 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

ENQUETE

Na sua opinião, quem será o próximo prefeito de Estância em 2020?
Adriana Leite (PRB) 11 % 11%
Dominguinhos (PT) 2 % 2%
Márcio Souza (PSOL) 86 % 86%
Você acredita que a prefeitura de Estância vai restaurar a Casa da Cultura?
Sim 4 % 4%
Não 95 % 95%
Nenhuma das Alternativas 0%

USUÁRIOS ONLINE

38 visitantes online (38 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 38

mais...