7º ENCONTRO DE FILARMÔNICAS EM ESTÂNCIA

Manchete : SÃO JOÃO CHEGA À GALERIA J. INÁCIO EM EXPOSIÇÃO TEMÁTICA
enviou em 16/06/2017 10:30:00 ( 157 leituras )
Manchete

Exposição ‘Sergipe é o País do Forró’ fica aberta ao público até o dia 03 de julho.

As artes visuais se misturam a figurinos artísticos e outros elementos que compõem a simbologia dos festejos juninos na nova exposição da Galeria de Arte J. Inácio, lançada nesta quarta-feira (14). Intitulada ‘Sergipe é o País do Forró’, a mostra foi lançada com a animada apresentação da Quadrilha Junina da Escola Estadual Alencar Cardoso, com alunos de 9 a 12 anos de idade.


“O Governo do Estado tem uma preocupação muito grande com que a nossa cultura não perca suas origens, suas raízes. Esta exposição é uma forma de resgate desta cultura e de interação com a sociedade, demonstrando mais uma vez que nossos equipamentos públicos estão à disposição dos sergipanos. É mais uma ação da Secult para consagrar os festejos juninos que foram abertos ontem, no dia de Santo Antônio”, declarou o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama.

Com curadoria da diretora da Galeria, Jane Junqueira, a exposição é composta por pinturas em tela dos artistas visuais Joel Dantas, Jo’k, Fábio Sampaio, Adauto Machado e Ana Denise, que também trouxe xilogravuras e fotos de Diogo Di Souza. Para remeter ainda mais ao período, a mostra conta ainda com um exemplar do tradicional Barco de Fogo de Estância, além de vestimentas das quadrilhas juninas Unidos em Asa Branca, Pioneiros da Roça, Luiz Gonzaga e Abusados da Roça.

Segundo Jane Junqueira, a J. Inácio tem recebido de 200 a 300 visitantes por mês, sobretudo de um público formado por estudantes. “A Galeria de arte tem que receber toda a celebração que é ligada à cultura, e o festejo junino é uma marca da nossa cultura nordestina e sergipana. Então, através desta exposição, as pessoas vão ter a oportunidade de ver trabalhos de artistas sergipanos e de quadrilhas juninas que fazem parte das nossas raízes”, afirmou.

A artista visual, Ana Denise, que já expôs diversas vezes na J. Inácio revelou que há muito tempo traz essa temática nos seus trabalhos. “Eu fotografo muito as festas de São João como estudo para utilizar nos meus trabalhos, mas tem uma característica, raramente coloco as fisionomias das pessoas que fotografo e no lugar faço o rosto das bonecas de pano daqui do mercado de Aracaju. Acho muito importante a presença das escolas na Galeria, porque cultura a gente ensina desde cedo. Quando eu fazia minhas exposições individuais, eu sempre rodava pelas escolas para ensinar as crianças, explicar como fazer, pois me estimula ver as crianças aprendendo”.

Alunos das escolas estaduais Professor Joaquim Vieira Sobral e Vitória de Santa Maria também visitaram a exposição. A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alencar Cardoso, Cris Souza, contou que há anos a Escola frequenta a Biblioteca e a Galeria.

“O cargo chefe da nossa escola é o livro. Então, eles gostam de ler e de frequentar estes espaços, que possibilitam o acesso aos artistas. Esta exposição é um resgate à cultura sergipana, importante para que as nossas crianças aprendam sobre sua identidade, e se desenvolvam sem esquecer suas raízes”, opinou.

“Eu achei a exposição incrível, é bonita e muito interessante, pois mostra uma cultura que não tem fim. Então, eu queria dar parabéns a todos os artistas que estão fazendo seus quadros para por nas bibliotecas e outros locais de cultura. Gostei muito desta pintura, porque parece que as pessoas estão vivas, ela me inspira”, afirmou a estudante de oito anos, Lara Letícia, que deseja ser escritora.

A exposição fica aberta ao público, com acesso gratuito, até o dia 03 de julho na Galeria de Artes J. Inácio, que fica em anexo a Biblioteca Pública Epifânio Dória, localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, Bairro 13 de Julho, Aracaju. Escolas e grupos interessados em agendar visitas podem entrar em contato pelo telefone (79) 3179 – 1969.


*Com informações da ASN.
Por G1 SE

Classificação: 0.00 (0 votos) - Classifique esta notícia -


Outros Artigos
23/02/2018 16:50:00 - PELOS PRIMÓRDIOS DO CARNAVAL ESTANCIANO
23/02/2018 14:30:00 - Rússia pede garantias para apoiar trégua humanitária em Ghouta Oriental
23/02/2018 14:30:00 - Forças Armadas fazem operação conjunta com polícias na zona oeste do Rio
23/02/2018 14:20:00 - Detento é assassinado dentro do Copencam
23/02/2018 14:20:00 - Jau vai comandar a Feijoada Seo Inácio em Aracaju
23/02/2018 14:20:00 - Infestação do Aedes tem menor índice dos últimos 11 anos
23/02/2018 14:20:00 - Aracaju implantará o Sistema Municipal de Cultura
23/02/2018 10:30:00 - 'PODERÃO PRENDER MINHA CARNE CARCOMIDA, MAS NÃO MINHAS IDEIAS', DIZ LULA
23/02/2018 10:20:00 - TRABALHADORES PODEM TRANSFERIR SALÁRIO PARA CONTAS DIGITAIS
23/02/2018 10:20:00 - USO DE TORNOZELEIRA EM PRESOS CRESCE EM SERGIPE



Marcar este artigo como favorito neste site

                   

 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

ENQUETE

Qual a sua avaliação sobre o primeiro ano da gestão do prefeito Gilson Andrade de Estância
Boa 0%
Nenhuma das Alternativas 0%
Ótima 0%
Péssima 50 % 50%
Regular 50 % 50%
Ruim 0%

USUÁRIOS ONLINE

16 visitantes online (15 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 16

mais...