7º ENCONTRO DE FILARMÔNICAS EM ESTÂNCIA

Manchete : SEINFRA, DER E PREFEITURA DE ESTÂNCIA DISCUTEM ESTRATÉGIAS PARA OBRAS
enviou em 06/03/2018 09:10:00 ( 71 leituras )
Manchete

Seinfra, DER e Prefeitura de Estância discutem estratégias para obras de manutenção da capela na Praia do Saco

Na manhã da segunda-feira, 05, o Secretário de Estado da Infraestrutura Valmor Barbosa, juntamente ao Diretor-Presidente e o Diretor de Operações do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), Antonio José de Vasconcelos e Adailton Martins, se reuniram com os secretários de infraestrutura e habitação e do meio ambiente do município de Estância, Lyndon Johnson Silva e Joubert Denner, respectivamente, a fim de discutirem estratégias para as obras de contenção do avanço do mar sobre a área onde está construída a capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Praia do Saco em Estância.


Em visita ao local onde está situada a capela na última sexta-feira, 02, o governador Jackson Barreto, acompanhado pelo Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o presidente da Adema, Francisco Dantas, e o conselheiro do Tribunal de Contas, Carlos Pina, ouviu a solicitação de moradores, comerciantes e prestadores de serviços e, ao ser informado de que os serviços estão prestes a ser iniciados pela Prefeitura de Estância, secomprometeu dentro dos trâmites legais a colaborar a com a obras de contenção para a preservação da capela, bem como a manutenção da renda dos trabalhadores, que sobrevivem da realização dos passeios de Buggy e proprietários de bares e restaurantes.

Segundo Valmor Barbosa, a Seinfra e o DER se somarão ao município no tocante às obras. “O governador Jackson Barreto demonstrou sensibilidade com a situação e, além de pedir agilidade à Ademana emissão do parecer técnico sobre o assunto, determinou que ficássemos à disposição, e a partir de hoje, trabalharemos em conjunto com a Prefeitura de Estância, disponibilizando profissionais e equipamentos para ajudar na execução dos serviços a fim de que o projeto de contenção do avanço do mar seja concluído com a maior brevidade, uma vez que durante o mês de março a intensidade da maré é ainda maior”, ressalta.

Ele acrescenta que o Executivo Estadual não está medindo esforços para que a situação seja solucionada. ”A praia do Saco é um dos destinos turísticos sergipanos mais visitados e a capela faz parte da história daquele lugar. O governador Jackson Barreto foi incisivo quando determinou que contribuíssemos com o que fosse necessário, pois, além de preservar o patrimônio histórico, os serviços de contenção do avanço do mar garantirão aos moradores daquela região a continuidade da sua rotina, tranquilizando não só a comunidade, mas também a Diocese de Estância que tanto se empenhou na busca pela resolução do problema com as autoridades competentes”, afirma.

O problema

Construída pelos jesuítas no século XVI,na faixa litorânea doPovoado Saco, nos últimos meses a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem tem sofrido grandes erosões por conta do avanço do mar, correndo o sério risco de desaparecer. Em 23 de fevereiro, o juiz federal da 7ª Vara, Rafael Soares de Souza, determinou a interdição da capela, autorizando também sua montagem e remontagem em outro local. Na mesma decisão, o juiz negou o pedido da prefeitura de Estância para construção de obras de contenção no local. O Governo do Estado através da PGE e em conjunto com a Diocese a Prefeitura de Estância e o Tribunal de Contas procuram resolver a situaçãoe, na quinta-feira, 01, a liminar foi expedida pelo desembargador César Arthur Cavalcanti de Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), autorizando aUnião, ao estado de Sergipe e ao município de Estância a realização das obras emergenciais para a proteção da capela e de seu entorno, ficando dispensado o licenciamento ambiental.

Por: Alex Santiago
Foto: José Castilho

Classificação: 0.00 (0 votos) - Classifique esta notícia -


Outros Artigos
18/06/2018 11:40:00 - O nordeste além da paisagem
18/06/2018 11:30:00 - MEC divulga hoje o resultado do Sisu
18/06/2018 11:30:00 - Som & Louvor e DJ PV são atrações do Holy Festival Count
18/06/2018 11:30:00 - Fogos: Comerciantes apostam na Copa para aumentar vendas
18/06/2018 11:30:00 - Criança é atropelada por adolescente que conduzia uma moto em Tobias Barreto (SE)
18/06/2018 11:30:00 - Cotistas podem sacar saldo do PIS/Pasep a partir de hoje
18/06/2018 11:30:00 - Seleção brasileira vive seu segundo maior jejum de vitórias em Copas
18/06/2018 11:30:00 - Voo de Dublin a Ibiza desvia de rota por causa de passageiros bêbados
18/06/2018 11:20:00 - Feto é encontrado em tonel no bairro Industrial
18/06/2018 11:20:00 - Arraiá do Povo será aberto nesta segunda, 18



Marcar este artigo como favorito neste site

                   

 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

ENQUETE

Qual a sua avaliação sobre o primeiro ano da gestão do prefeito Gilson Andrade de Estância
Boa 0%
Nenhuma das Alternativas 0%
Ótima 0%
Péssima 50 % 50%
Regular 50 % 50%
Ruim 0%

USUÁRIOS ONLINE

30 visitantes online (27 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 30

mais...