7º ENCONTRO DE FILARMÔNICAS EM ESTÂNCIA

Cultura : Largo da Gente Sergipana será inaugurado no dia 17
enviou em 12/03/2018 11:40:00 ( 93 leituras )
Cultura

A obra exalta a cultura popular sergipana

Uma das maiores homenagens à cultura popular de Sergipe, o Largo da Gente Sergipana será inaugurado no próximo dia 17 de março, às 17h30, durante as comemorações do aniversário de Aracaju. A instalação artística urbana integrada à paisagem natural do rio Sergipe e ao Centro Histórico de Aracaju fortalece a identidade cultural do povo sergipano e contribui com o potencial turístico do estado. Durante a entrega do largo para a população sergipana, haverá cortejo com grupos culturais e apresentações da Orquestra Jovem de Sergipe e do grupo Burundanga Percussivo, cortejo de tototós e show pirotécnico no Rio Sergipe.


Resultado de uma parceria entre o Instituto Banese, o Banco do Estado de Sergipe e o Governo do Estado, o largo já é considerado uma referência de valorização e preservação da arte e da cultura do povo sergipano e um novo cartão postal da cidade de Aracaju. Localizados um de frente para o outro, o Largo da Gente Sergipana dialoga com o Museu da Gente Sergipana, espaço que valoriza o patrimônio cultural do estado e cuja infraestrutura dará o suporte necessário aos visitantes do largo, incluindo estacionamento, espaço gastronômico e loja com artesanato local.

De acordo com o diretor superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, o Largo da Gente Sergipana é mais um importante projeto do Instituto Banese e um espaço cultural e turístico que será ocupado pelos sergipanos e por todos que vem a Sergipe, buscando conhecer e desfrutar de sua rica cultura. Composto por um píer que adentrará o leito do rio Sergipe, atracadouro para pequenas embarcações e espaço de convivência, o Largo faz referência a essa rica cultura através de nove esculturas com 7 metros de altura que representam manifestações culturais sergipanas: Lambe-Sujo e Caboclinhos, Bacamarteiros, Cacumbi, Parafusos, Reisado, Chegança, Taieira e São Gonçalo, além do Barco de Fogo, que também será homenageado na instalação.

O evento de inauguração será aberto ao público em geral. Para mais informações, entrar em contato com o Instituto Banese através do telefone (79) 3218-1551.

Trajetória da obra

A ideia do Largo da Gente Sergipana surgiu durante o processo de restauração do prédio do antigo Atheneuzinho (2009 - 2011), onde atualmente funciona o Museu da Gente Sergipana. Presente diariamente na obra de restauração, o arquiteto Ezio Déda iniciava o processo criativo de algo que pudesse estar em consonância com o museu, interagindo com o rio e com Sergipe. Nasce o Largo da Gente Sergipana, projeto amadurecido ao longo de seis anos e aprovado em todas as instâncias competentes.

Iniciado em 4 de outubro de 2017, o projeto já contava com todas as autorizações e licenciamentos necessários, que compreenderam: o projeto arquitetônico e de urbanização, o estudo das marés, a sondagem de solo para o projeto estrutural e os estudos elétrico e luminotécnico, licença ambiental, autorização pelo Conselho Estadual de Cultura, Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Capitania dos Portos, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Toda a parte conceitual do projeto envolveu muita pesquisa sobre cultura popular em Sergipe, o que ficou sob responsabilidade da professora Aglaé D’Ávila Fontes e da historiadora Josevanda Mendonça Franco, responsáveis pelos trabalhos de pesquisa de conteúdo e produção textual, incluindo a escolha das manifestações culturais que estão representadas pelas esculturas do Largo da Gente Sergipana.

As esculturas foram produzidas pelos artistas plásticos Félix Sampaio e Tatti Moreno, este veio a Sergipe diversas vezes, visitou os grupos e mestres dos grupos culturais com o intuito de atingir com fidedignidade os traços, cores, formas, movimentos, gestos e a atmosfera deste universo cultural tão rico e diversificado.


Fonte: Instituto Banese

Classificação: 0.00 (0 votos) - Classifique esta notícia -


Outros Artigos
22/06/2018 13:40:00 - Morre Aos 91 Anos, Waldir Pires, Ex-Governador Da Bahia
22/06/2018 12:20:00 - DATAFORM: Valadares Filho lidera para o governo e Valadares Pai para o Senado
22/06/2018 12:20:00 - Tunísia: traficante de imigrantes é preso após mortes por afogamento
22/06/2018 12:10:00 - Mãe e filhas são assaltadas e ameaçadas por bandido
22/06/2018 12:10:00 - Comércio: licor gourmet é trunfo neste São João
22/06/2018 12:10:00 - O choro de Neymar precisa dizer que deve deixar de ser irresponsável para jogar o que sabe
22/06/2018 12:00:00 - Confira A Programação Oficial Dos Festejos Juninos Em Frei Paulo
22/06/2018 12:00:00 - Petrobras Perde Ação Trabalhista De R$ 15 Bilhões No TST
22/06/2018 12:00:00 - Governo entrega pavimentação e sistema de abastecimento em Lagarto
22/06/2018 11:50:00 - Defesa De Lula Busca Concessão De Prisão Domiciliar No STF



Marcar este artigo como favorito neste site

                   

 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

ENQUETE

Qual a sua avaliação sobre o primeiro ano da gestão do prefeito Gilson Andrade de Estância
Boa 0%
Nenhuma das Alternativas 0%
Ótima 0%
Péssima 50 % 50%
Regular 50 % 50%
Ruim 0%

USUÁRIOS ONLINE

41 visitantes online (36 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 41

mais...