7º ENCONTRO DE FILARMÔNICAS EM ESTÂNCIA

Saúde : NOVO GRUPO É ENVIADO PARA RADIOTERAPIA EM SALVADOR
enviou em 30/05/2014 10:50:00 ( 370 leituras )
Saúde

Pacientes serão enviados para tratamento radioterápico 3D

Na próxima segunda-feira, 2 de junho, a Secretaria de Estado da Saúde enviará mais um grupo de pacientes oncológicos sergipanos para Salvador, com o objetivo de realizar o tratamento radioterápico 3D. Dessa vez, estão programados 20 pacientes. Com o intuito de zerar a fila de espera pelo procedimento em Sergipe, que atualmente é composta por 172 pacientes, as sessões de radioterapia são realizadas a partir de um contrato assinado entre o Governo do Estado, através da SES, com a Oncoclínicas, de Salvador.


Segundo o coordenador do Sistema Interfederativo de Garantia de Acesso Universal (SIGAU), Clóvis França, os pacientes realizaram consultas e exames em Aracaju antes da viagem para Salvador. Dos 60 avaliados nesta primeira etapa, 46 foram considerados aptos e, desses, 24 já embarcaram e iniciaram o tratamento em Salvador e outros 20 embarcam na segunda.

"Essa avaliação é necessária para saber se estão aptos ou não para fazer o tratamento. Com esse novo grupo já são 44 pacientes encaminhados para tratamento de radioterapia 3D.
O primeiro grupo que foi para Salvador estava composto por 14 pessoas. Em seguida, foram mais 10. E agora mais 20.

Vale lembrar que a velocidade na redução dessa lista de espera depende, principalmente, do paciente concordar em viajar para o tratamento. Quem não não concorda, assina um Termo de Renúncia no qual consta que eles optaram por realizar esse tratamento no próprio Estado", explica o coordenador do Sistema Interfederativo de Garantia de Acesso Universal (SIGAU), Clóvis França, reforçando que os pacientes sergipanos são encaminhados à capital baiana através do serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Ainda de acordo com Clóvis França, as expectativas para o êxito desse novo grupo de sergipanos que irá a Salvador, assim como o primeiro grupo, são as melhores. "A Oncoclínicas possui um ótimo padrão de estrutura, com instalações e equipamentos que garantem acolhimento, segurança e eficácia para o tratamento", afirma.

A parceria entre o Governo do Estado e a Oncoclínicas vem para fazer a diferença. Através do Ministério da Saúde, o Governo conseguiu recursos no valor de aproximadamente R$ 2.300.000,00 para custear o tratamento. Para esses pacientes sergipanos que estão e os que irão a Salvador, o Governo arca com o tratamento, além do transporte e ajuda de custo. Dentre os serviços estão os tratamentos para câncer de Próstata, Estômago, Pulmão, Reto, Esôfago, Mama, Colo do Útero, Laringe e outros.

"Além desse tratamento em Salvador, o Huse continua realizando a radioterapia 3D no Estado. Funcionando em três turnos e com a demanda crescente, a unidade, única no estado (seja em hospitais públicos ou particulares) a realizar 3D, não dá conta da demanda que só aumenta. Enquanto o novo acelerador linear comprado pelo Ministério da Saúde não começa a funcionar no Huse, através do Programa de Expansão da Radioterapia, esse contrato vem para reduzir e com a possibilidade de zerar a fila de espera, fortalecendo um setor que tem sido prioridade deste Governo", destaca Joélia Silva Santos, secretária de Estado da Saúde.

Mais avanços

As medidas vêm sendo adotadas como prioridade da gestão na melhoria e ampliação dessa assistência, com destaque para o início das obras do Hospital Especializado em Câncer Governador Marcelo Deda Chagas, cujas obras de terraplanagem estão em andamento.

O Hospital Especializado em Câncer terá 120 leitos para adultos e 30 para crianças, além da UTI com 10 leitos para os adultos e 10 pediátricos e dos leitos adultos e pediátricos para quimioterapia. A unidade oncológica contará com um moderno Centro de Imagens contendo dois aceleradores lineares, dois tomógrafos, dois Raios-X, um eletrocardiograma, dois aparelhos de ultrassonografia, cintilografia, mamógrafo digital, ressonância magnética, gama câmara, pet scan, entre outros modernos equipamentos. A unidade terá seis salas no Centro Cirúrgico, fisioterapia, enfermaria de emergência, agência transfusional, laboratório, consultórios para emergência, farmácia, auditório de ensino e pesquisa, lavanderia, almoxarifados próprios, cozinha, além de vários outros setores específicos de uma unidade oncológica.

Além da terraplanagem em andamento para receber toda a estrutura, o projeto arquitetônico já foi aprovado pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Aracaju e pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, devido à instalação do aparelho de radioterapia.


Fonte: SES

Classificação: 10.00 (1 voto) - Classifique esta notícia -


Outros Artigos
17/01/2018 18:20:00 - DIA 02, ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DO CRASTO SERÁ INAUGURADA
17/01/2018 15:50:00 - Festa Nossa Senhora da Purificação
17/01/2018 15:50:00 - EDITORIAL: Liberdades reduzidas
17/01/2018 15:50:00 - Senador tenta aliança com Heleno e Fábio Henrique; Valadares Filho pode disputar o governo
17/01/2018 15:40:00 - Coreias chegam a acordo para formar o primeiro time unificado da história
17/01/2018 15:20:00 - "Chulé não é falta de higiene", explica dermatologista
17/01/2018 10:20:00 - Dois Policiais Militares Estão Sendo Acusados De Obrigar Jovem Ficar Nua
17/01/2018 10:20:00 - Inquérito Sobre Desaparecimento De Vacinas Em Cristinápolis É Concluído
17/01/2018 10:20:00 - AUMENTA A OFERTA DE EMPREGO NA INDÚSTRIA BRASILEIRA
17/01/2018 10:20:00 - El Salvador cobra dos EUA resposta sobre declarações racistas de Trump



Marcar este artigo como favorito neste site

                   

 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

ENQUETE

Qual a sua avaliação sobre o primeiro ano da gestão do prefeito Gilson Andrade de Estância
Boa 0%
Nenhuma das Alternativas 0%
Ótima 0%
Péssima 50 % 50%
Regular 50 % 50%
Ruim 0%

USUÁRIOS ONLINE

24 visitantes online (22 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 24

mais...