Conheça a diferença entre o leite animal e o vegetal

Data 28/02/2018 09:30:00 | Tóopico: Saúde

Confira também uma receita para preparar o leite vegetal

O leite está presente em nossa alimentação desde os primeiros dias de vida, sendo essencial para o nosso desenvolvimento. Seja ele animal ou vegetal, o leite traz uma série de benefícios para a nossa saúde, porém, é necessário sempre estar atento para saber quando se é recomendado fazer uso dele.

Por este motivo, o Portal Infonet conversou com a nutricionista integrativa, Thayane Andrade para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. Ao final da matéria você ainda pode conferir uma receita simples de como preparar o leite vegetal.

Portal Infonet – Quais as principais diferenças entre o leite vegetal e animal?

Thayane Andrade – O próprio nome já diz a diferença entre os dois. Um é originário do reino animal, como a vaca, cabra, e o outro vem do reino vegetal, que não utiliza em sua composição nenhuma essência animal. Hoje nós temos uma grande variedade de leite vegetal, como a aveia, castanha, caju, castanha-do-pará, de amendoim, e na verdade todos eles são um extrato do produto que estaremos utilizando para fazer essa bebida que é conhecida hoje como leite vegetal.

Infonet – Quais os benefícios e malefícios de cada um deles?

TA- Em relação ao leite de vaca nós temos a questão da intolerância à lactose, que hoje, mais de 60% de pessoas tem essa intolerância e a alergia ao leite são os principais malefícios, caso contrário, não existem malefícios, já que ele é rico em vitaminas, minerais, proteínas e gorduras. O leite vegetal é rico em vitaminas e minerais também.

Infonet – Qualquer pessoa pode consumir o leite vegetal ou existe algum risco à saúde?

TA – Sim, qualquer pessoa pode consumir, desde que ela não tenha nenhuma alergia ou intolerância. Existem pessoas que tem alergia a castanha, ao glúten que esteja manipulado junto à aveia. Caso não haja esses problemas, ele pode ser muito benéfico a alimentação.

Infonet - É verdade que o leite animal só deve ser consumido por filhotes?

TA - Hoje em dia tem muito disso, principalmente quando levamos para o lado do vegetarianismo e veganismo, que traz a relação que o leite animal foi feito para o próprio animal. Mas nós criamos esse hábito milenar de estar utilizando esse leite de outros tipos de animal na nossa alimentação, e o nosso organismo se habituou a isso. Então isso se tornou algo comum, mas que divide muitas opiniões.

Infonet - É verdade que a lactose é inflamatória?

TA – O leite animal tem um poder alergênico muito maior, ele é muito mais ‘pesado’ para nosso organismo do que estamos habituados, e isso pode trazer situações alergênicas. Uma pessoa que tem sinusite ou rinite, o leite pode potencializar isso na pessoa.

RECEITA DE LEITE VEGETAL

Ingredientes:

- 01 xícara de castanha/amêndoa/aveia
- 02 xícaras de água filtrada
- 01 col (chá) de essência de baunilha (opcional)
- canela (a gosto) (opcional)

Modo de preparo

Deixe de molho as castanhas por um período de 12h, trocando a água de 4h/4h. Após isso, descarte a água do molho e bata no liquidificador com as 02 xícaras de água filtrada. Bata até formar uma creme liso. Caso prefira um leite mais ralo, pode adicionar mais água. Acrescente baunilha, canela e açúcar, se preferir. Coe. Armazene em geladeira por até 3 dias.


Por Yago de Andrade



Este artigo veio de Tribuna Cultural
http://www.atribunacultural.com.br

O endereço desta história é:
http://www.atribunacultural.com.br/modules/xnews/article.php?storyid=16045