Documentário sobre vida e obra de Mestre Didi dia 7

Data 07/03/2018 10:50:00 | Tóopico: Cultura

Evento acontece na praça General Valadão e Centro Cultural

Na primeira quarta-feira de março, 7, a Praça General Valadão e o Centro Cultural de Aracaju vão receber a exibição do documentário Alápini, A Herança Ancestral de Mestre Didi Asipá, dirigido pela jornalista Silvana Moura. A obra é uma homenagem ao escultor, escritor e supremo sacerdote do culto de egunguns, reconhecido mundialmente pela sua produção artística, intelectual e do seu papel fundamental na preservação da cultura afro-brasileira.

Como artista plástico, Mestre Didi difundiu costumes, línguas, estéticas, literatura e mitologia dos povos africanos, principalmente a sua religião, o candomblé, aprofundando o conhecimento dos alunos sobre as influências dessa cultura na formação nacional brasileira. Em suas obras, Mestre Didi manipula materiais e formas, objetos e emblemas das divindades, unindo produção artística e prática religiosa.

“Mestre Didi é um dos grandes nomes da cultura brasileira, um sábio, conhecedor profundo do culto aos egunguns, do candomblé. Tentamos mostrar esses talentos múltiplos do Mestre: sacerdote, artista, escritor, dramaturgo, educador. É um dos grandes brasileiros do século XX, precisa ser conhecido nesse país. Sua vida é um exemplo! Ele viveu para preservar a herança dos seus ancestrais, logo temos que preservar o legado desse ser incrível”, explica a jornalista e diretora Silvana Moura.

Após a exibição do documentário, haverá um bate-papo com o bailarino e mestre em Educação, Reginaldo Daniel Flores, discípulo de Mestre Didi.

E para encerrar a noite em alto astral, a cantora e compositora sergipana Jaque Barroso promete sacudir a Praça com sua voz marcante e a força de percussão afro. No repertório, músicas da cultura popular segipana, sambas de coco, afrosambas e composições próprias.

Serviço:
Alápini, A Herança Ancestral de Mestre Didi Asipá
Local: Centro Cultural de Aracaju
Data: 07/03/2018
Horário: 19h
Entrada franca
Show Jaque Barroso
Local: Praça General Valadão
Data: 07/03/2018
Horário: 21h
Entrada Franca


Fonte e foto: assessoria do evento



Este artigo veio de Tribuna Cultural
http://www.atribunacultural.com.br

O endereço desta história é:
http://www.atribunacultural.com.br/modules/xnews/article.php?storyid=16114