noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Brasil

RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS DE FORMA SEGURA É DESAFIO EM 2021

Relatório da Ong Todos Pela Educação mostra ainda que educação terminou 2020 com o menor orçamento da década

Publicada em 22/02/21 às 08:32h - 200 visualizações

SBT News


Compartilhe
Compartilhar a noticia RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS DE FORMA SEGURA É DESAFIO EM 2021  Compartilhar a noticia RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS DE FORMA SEGURA É DESAFIO EM 2021  Compartilhar a noticia RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS DE FORMA SEGURA É DESAFIO EM 2021

Link da Notícia:

RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS DE FORMA SEGURA É DESAFIO EM 2021
 (Foto: Divulgação )
A Ong Todos pela Educação divulgou nesta segunda-feira (22.fev) o relatório anual que mostra o impacto da pandemia na educação básica em 2020.

Entre as principais conclusões da análise está a baixa execução orçamentária do MEC e a desacelaração na implementação de políticas educacionais. "A governança nacional de uma política para a Educação Básica pactuada com Estados e Municípios é central para a melhoria da qualidade da Educação e a redução de desigualdades educacionais. Em 2020, em função dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, ficou evidente a sua importância e, sobretudo, a sua ausência", afirma o relatório.

De acordo com o documento, "não houve avanços significativos" na coordenação nacional e no redesenho da governança entre União, Estados e Municípios: "As discussões de regulamentação do Sistema Nacional de Educação (SNE) não avançaram, tampouco houve aprimoramentos na gestão do MEC como órgão responsável pela coordenação nacional da Educação."

Orçamento

A Educação Básica fechou o ano com o pior resultado da década: R$ 42,8 bilhões de dotação, 10% a menos que em 2019.

Novo Fundeb

Um dos destaques positivos de 2020 foi a aprovação do novo Fundeb com aumento da complementação da União de 10% para no mínimo 23% até 2026, um avanço contra a desigualdade educacional. No mínimo, 10% da cota-parte do ICMS dos Municípios deve, obrigatoriamente, passar a ser distribuído com base em indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e de aumento da equidade. Os Estados terão dois anos, a partir da data da aprovação de uma lei estadual nesses termos. 

Para 2021, o relatório afirma que um dos principais desafios e prioridade é a retomada das aulas e atividades presenciais de forma segura. Além disso, recomenda avanço na agenda de reformas com a regulamentação do Sistema Nacional de Educação, avanço na implementação da Base Nacional Comum Curricular com a formação de professores.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3047724
Usuários Online: 14
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!