noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Brasil

REFORMA POLÍTICA PREVÊ RECURSOS EXTRAS PARA PARTIDOS COM MAIS MULHERES

Relatório da reforma deve ser protocolado nesta 3ª feira (13.jun)

Publicada em 14/07/21 às 08:57h - 290 visualizações

Soane Guerreiro


Compartilhe
Compartilhar a noticia REFORMA POLÍTICA PREVÊ RECURSOS EXTRAS PARA PARTIDOS COM MAIS MULHERES  Compartilhar a noticia REFORMA POLÍTICA PREVÊ RECURSOS EXTRAS PARA PARTIDOS COM MAIS MULHERES  Compartilhar a noticia REFORMA POLÍTICA PREVÊ RECURSOS EXTRAS PARA PARTIDOS COM MAIS MULHERES

Link da Notícia:

REFORMA POLÍTICA PREVÊ RECURSOS EXTRAS PARA PARTIDOS COM MAIS MULHERES
 (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
A relatora da reforma política (PEC 125/2011) na Câmara dos Deputados, Renata Abreu (Pode-SP), propôs em seu parecer que os partidos com mais mulheres nas bancadas tenham acesso a mais recursos previstos em lei para campanhas. O objetivo é aumentar a presença feminina na política.

"Para fins de distribuição entre os partidos políticos dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (Fundo Eleitoral), os votos dados a candidatas mulheres para a Câmara dos Deputados nas eleições realizadas entre 2022 e 2030 serão contados em dobro", propõe a parlamentar no relatório. 

Segundo a relatora, o "peso dois" ou a contagem em dobro para as vagas de mulheres na Câmara não seria para a distribuição das vagas, mas para a distribuição dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral entre os partidos. 

"O objetivo da medida é que os partidos tenham um incentivo maior para ter candidatas mulheres disputando as eleições, pois com uma bancada feminina maior terão mais recursos. Para conquistar as vagas, no entanto, o voto na mulher valerá tanto quanto em homem", explica a relatora. 

Fidelidade partidária

Sobre a fidelidade partidária, a minuta da Reforma prevê que "os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores que se desligarem do partido pelo qual tenham sido eleitos, independentemente do sistema eleitoral, perderão o mandato".

A medida não valeria em casos de acordo com o partido ou de outras hipóteses de justa causa estabelecidas em lei, não sendo considerada, em qualquer caso, a migração de partido para fins de distribuição de recursos do Fundo Partidário ou de outros fundos públicos e do acesso gratuito ao rádio e à televisão. 

A proposta de mudanças na legislação eleitoral será protocolada nesta 3ª feira (13.jun) e ainda pode sofrer mudanças.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3056291
Usuários Online: 18
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!