noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Brasil

SINAL DE ALERTA: RESERVATÓRIOS REGISTRAM PIOR MÉDIA MENSAL, DIZ ONS

Subsistema responsável por cerca de 70% da geração hídrica do país opera com 18,05% da capacidade

Publicada em 20/09/21 às 13:16h - 195 visualizações

SBT News


Compartilhe
Compartilhar a noticia SINAL DE ALERTA: RESERVATÓRIOS REGISTRAM PIOR MÉDIA MENSAL, DIZ ONS  Compartilhar a noticia SINAL DE ALERTA: RESERVATÓRIOS REGISTRAM PIOR MÉDIA MENSAL, DIZ ONS  Compartilhar a noticia SINAL DE ALERTA: RESERVATÓRIOS REGISTRAM PIOR MÉDIA MENSAL, DIZ ONS

Link da Notícia:

SINAL DE ALERTA: RESERVATÓRIOS REGISTRAM PIOR MÉDIA MENSAL, DIZ ONS
 (Foto: Reprodução/Creative Commons)
Os reservatórios das usinas hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsáveis por 70% da geração hídrica do país, enfrentam a pior média mensal, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS). No momento, os reservatórios estão operando com 18,05% da capacidade de armazenamento e a previsão é que cheguem a 15,2% até o final do mês de setembro.

Segundo o levantamento, em setembro do ano passado o índice de capacidade era de 39,6%. Em 2001, quando o país enfrentou uma crise energética que levou ao racionamento de energia, o mês de setembro terminou com 23,4% do volume de água dos reservatórios. Isso indica o pior nível registrado nas últimas duas décadas.

Dentro do sistema, os volumes mais afetados são das usinas de Ilha Solteira e de Três Irmãos, que na última semana chegaram a 0% do armazenamento, mas foram autorizadas a manter a operação com a utilização até o limite mínimo de operação energética do volume morto. Outras que estão com o funcionamento ameaçado são Furnas, que atingiu 15,11%, Nova Ponte, com 11,06%, Emborcação, com 10,63%, Itumbiara, com 10,48%, e Marimbondo, com 9,58%.

Esta é a pior crise hídrica enfrentada pelo país nos últimos 91 anos. Para garantir o abastecimento de energia elétrica, o governo vem desenvolvendo alternativas como o programa de redução voluntária, que recompensa os cidadãos que reduzirem o consumo de energia em até 10% com um bônus de R$ 50 para cada 100 kWh economizados, e a redução compulsória do consumo de eletricidade na administração pública federal.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3053653
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!