noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Brasil

PORTO ALEGRE INVESTIGA 1º CASO SUSPEITO DE VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL

Publicada em 30/05/22 às 13:34h - 113 visualizações

Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.


Compartilhe
Compartilhar a noticia PORTO ALEGRE INVESTIGA 1º CASO SUSPEITO DE VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL  Compartilhar a noticia PORTO ALEGRE INVESTIGA 1º CASO SUSPEITO DE VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL  Compartilhar a noticia PORTO ALEGRE INVESTIGA 1º CASO SUSPEITO DE VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL

Link da Notícia:

PORTO ALEGRE INVESTIGA 1º CASO SUSPEITO DE VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL
 (Foto: Divulgação)

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) monitora o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos identificado em um paciente de Porto Alegre (RS). 

Os sintomas iniciaram três dias depois, evoluindo para as lesões na pele características da doença no dia 20.

De acordo com a última atualização, de sábado, o paciente relatou uma melhora parcial das queixas. O diagnóstico segue em análise para confirmar se é a primeira infecção pelo vírus monkeypox identificada no país.

O CIEVS Nacional foi notificado sobre o caso há uma semana. O paciente, que foi a Porto Alegre para visitar a mãe, apresentou um quadro de dores de cabeça, aumento dos gânglios linfáticos e febre no dia 13.

7 dias depois, passou a relatar calafrios, fraqueza física e o início das lesões cutâneas características da varíola dos macacos na face, tronco e membros. No último sábado, o paciente informou uma melhora do quadro e afirmou não ter tido contato com pessoas que foram diagnosticadas ou consideradas com suspeita para a doença quando estava em Portugal. 

O CIEVS Nacional está monitorando para confirmar se é o primeiro caso no Brasil.

“O mais importante agora é investigar para descobrir se é ou não. Para isso, é utilizado uma técnica chamada de PCR, a mesma do teste para a Covid-19. São coletadas amostras das feridas da pele, que são infectantes, e é verificado se o vírus da varíola dos macacos está presente ali”, explica o médico geneticista Salmo Raskin, diretor do laboratório Genetika, em Curitiba.

Mais de vinte países em lugares onde o vírus monkeypox não costuma circular já registraram casos desde o início do mês. 

A Europa é a região mais afetada, com quase 70% dos diagnósticos concentrados na Espanha, no Reino Unido e em Portugal. Além de nações europeias, Argentina, México, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Israel e Emirados Árabes Unidos também relataram infecções.

Fonte: Terra Brasil Noticias






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3055178
Usuários Online: 21
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!