noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

SERGIPE RECEBEU DOSES DE VACINA VENCIDAS

No estado, ao menos 15 pessoas receberam as doses com data vencida

Publicada em 03/07/21 às 14:33h - 266 visualizações

SES/SE


Compartilhe
Compartilhar a noticia SERGIPE RECEBEU DOSES DE VACINA VENCIDAS  Compartilhar a noticia SERGIPE RECEBEU DOSES DE VACINA VENCIDAS  Compartilhar a noticia SERGIPE RECEBEU DOSES DE VACINA VENCIDAS

Link da Notícia:

SERGIPE RECEBEU DOSES DE VACINA VENCIDAS
 (Foto: Divulgação)

Ao menos 26 mil doses vencidas da vacina AstreZeneca foram aplicadas em pessoas de vários estados do país. O dado é preocupante, visto que compromete a imunização de todas as pessoas que receberam as doses e acreditam estar protegidas do vírus. A partir do cruzamento de dados disponíveis no site do Ministério da Saúde, foi possível apontar quais estados receberam os imunizantes e quantificar, com margem de erro, quantas pessoas podem ter sido vacinadas com as doses vencidas.

Sergipe

De acordo com a publicação, ao que tudo indica, 15 sergipanos receberam as aplicações da vacina AstraZeneca vencida.
Sete cidades do estado de Sergipe registram aplicações do imunizante fora da validade. São elas: Aracaju (um caso), Nossa Senhora da Glória (um caso), Estância (um caso) e Lagarto (um caso), Itabaiana (quatro casos), Capela (quatro casos) e Nossa Senhora do Socorro (três casos).

É importante ressaltar que além das doses vencidas já aplicadas, há outros lotes do imunizante da AstraZeneca que foram distribuídos dentro da validade, mas, no momento, já estão vencidas e não há como confirmar se elas continuam sendo aplicadas ou se houve descarte.

Confira o trecho da matéria da Folha de S.Paulo que explica o ocorrido:

“O levantamento inédito mostra que, até essa data, um total de 25.935 doses de oito lotes de AstraZeneca foram aplicadas fora da validade. Metade desses lotes veio do Instituto Serum da Índia; a outra metade, da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde). As vacinas desses lotes foram distribuídas de janeiro a março pelo governo federal para todos os estados do país antes do vencimento. Elas somam quase 3,9 milhões de doses, das quais cerca de 140 mil não foram utilizadas dentro do prazo de validade. Dessas, até o dia 19 de junho, 26 mil tinham sido aplicadas já vencidas”, explica a matéria.

Recebi a dose vencida, o que fazer?

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 solicita que aqueles que receberam a vacina vencida volte para se revacinar com ao menos 28 dias depois de ter recebido a dose.
Lysandro Borges, membro da Força Tarefa de Combate à Covid-19 da Universidade Federal de Sergipe explicou que a equipe pode monitorar os indivíduos que que receberam as doses e, assim, fazer a análise e identificação dos anticorpos.
“A vacina vencida não causa problema no organismo do indivíduo, nem nenhum efeito colateral, simplesmente o que ocorre é uma diminuição na quantidade antígenos na vacina”, ressalta.


Erro de registro

A SES se posicionou sobre o assunto:

“A Secretaria de Estado da Saúde informa que orientou os municípios para realizarem a busca no banco de dados para identificar se de fato ocorreu a aplicação de doses vencidas. À princípio, a Secretaria de Saúde analisa como um erro de registro, uma vez que a informação trazida na reportagem se refere a aplicação, em alguns municípios, de apenas uma dose vencida e não há frascos do imunizante contendo apenas uma dose. Cada frasco traz de 5 a 10 doses. Assim, a princípio, o envio de uma informação para o sistema do Ministério da Saúde referente a uma dose com a data "vencida" pode ser um erro de registro. Essas pessoas não precisam ir até as unidades básicas de saúde. Os municípios, após essa verificação, entrarão em contato com essas pessoas”, informou o assessor de comunicação do órgão.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3067235
Usuários Online: 6
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!