noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

REPRESENTANTE DAS INDÚSTRIAS DE ESTÂNCIA E PROFESSORES DA UFS FORAM CONHECER OS SERVIÇOS DA FIBRATEC ENGENHARIA DE CHAPECÓ

Publicada em 22/03/22 às 16:14h - 282 visualizações

Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.


Compartilhe
Compartilhar a noticia REPRESENTANTE DAS INDÚSTRIAS DE ESTÂNCIA E PROFESSORES DA UFS FORAM CONHECER OS SERVIÇOS DA FIBRATEC ENGENHARIA DE CHAPECÓ  Compartilhar a noticia REPRESENTANTE DAS INDÚSTRIAS DE ESTÂNCIA E PROFESSORES DA UFS FORAM CONHECER OS SERVIÇOS DA FIBRATEC ENGENHARIA DE CHAPECÓ  Compartilhar a noticia REPRESENTANTE DAS INDÚSTRIAS DE ESTÂNCIA E PROFESSORES DA UFS FORAM CONHECER OS SERVIÇOS DA FIBRATEC ENGENHARIA DE CHAPECÓ

Link da Notícia:

REPRESENTANTE DAS INDÚSTRIAS DE ESTÂNCIA E PROFESSORES DA UFS FORAM CONHECER OS SERVIÇOS DA FIBRATEC ENGENHARIA DE CHAPECÓ
 (Foto: do Diário do Iguaçu de Chapecó )

Uma comitiva da Reitoria e importantes professores da Universidade Federal do Sergipe (UFS), que veio a Chapecó conhecer a empresa Fibratec Engenharia, foi surpreendida ao ser levada pelo empresário Érico Tormem para fazer um tour pela cidade e conhecer outras áreas tecnológicas e de saneamento que são referências na região.

A visita se deu, pois, a Fibratec Engenharia atua em todo o país na área de saneamento e grandes tanques para armazenamento de água. Como o Nordeste é carente neste sentido, a UFS tem interesse em ajudar as cidades a sanear seu esgoto, e por isso, a visita para que os profissionais pudessem entender um pouco mais do segmento citado.

A comitiva chegou no dia 8 de março e era composta pelo Reitor da Universidade Federal do Sergipe (UFS) Doutor Valter J. Santana Filho (Doutor em Fisiologia), pelo pró-reitor Doutor Lucindo Quintans Júnior (Doutor em Produtos Naturais e Sintéticos) e os professores Dr. Milthon Serna Silva (Pós-Doutor em Geração de Energias Alternativas) e Dr. Antônio Martins de Oliveira Junior (Doutor em Química e inventor de 5 patentes), além do diretor da Associação Empresarial das Indústrias de Estância/SE, Laércio Silva Viana.

Agenda de visita

Recebidos pelo empresário Érico Tormem que apresentou as principais instalações de tecnologia e obras feitas pela empresa atualmente: “Visitamos uma estação de tratamento de esgoto que está sendo construída para a Casan no município de Itá/SC. Depois jantamos no Paiol do Tio João”, contou o empresário.

No dia 9 a comitiva conheceu a estação de tratamento da penitenciária agrícola de Chapecó e após isso, foram para a Universidade Federal da Fronteira Sul, onde houve uma integração entre as universidades. Também puderam conhecer a fábrica da Fibratec Engenharia onde receberam uma apresentação técnica da empresa e apresentaram o que a Universidade Federal do Sergipe pretende fazer na área de saneamento e tecnologia”.

O roteiro continuou na quinta-feira (10), desta vez, em visita à Unochapecó no Pollen Parque Científico e Tecnológico que fica localizado na universidade. A comitiva conheceu as instalações e serviços prestados. Na visita, o reitor Cláudio Jacoski fez o acompanhamento da apresentação do espaço aos professores de Sergipe, junto do diretor de Negócios do Pollen, Rodrigo Savenhago. Para finalizar, houve uma reunião sobre saneamento com o engenheiro sanitarista da prefeitura de Chapecó, Eduardo Olivo.

Projeto inovador

De acordo com Tormem, a empresa Fibratec Engenharia está realizando a produção de peças com material inovador que em breve poderão ser usados em diversos locais substituindo alguns itens feitos de ferro e também os de madeira. O projeto existe há cerca de nove anos e está em fase final de aprovação e a comitiva da UFS levou pedaços deste material para iniciar análises da toxidade, resistência térmica, elétrica e também de dureza.”

As peças como tampas de boca de lobo e de caixa de inspeção elétrica, piso vazado para suínos, móveis e até mesmo residências, são alguns exemplos do que poderão ser produzidos com rejeitos de plásticos e pelos suínos.

“Somente utilizamos para fazer as peças o que não serve para reciclagem e que o destino final são os aterros sanitários. Os testes servirão para colocar em prática uma ideia de construir casas populares. Para se ter uma ideia, somente um frigorífico pode gerar em torno de 200 a 300 toneladas por mês de rejeitos e a Fibratec Engenharia está montando uma linha de produção para transformar 300 toneladas por mês de rejeitos em peças”, finalizou o empresário.

Após aprovada a automação da linha de produção (programada para julho de 2022) e ideia é vender franquias para o mundo inteiro e, para tanto, já foi patenteado o projeto inovador.

 

Com informações do Diário do Iguaçu de Chapecó / Isabela




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3063455
Usuários Online: 26
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!