noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

MORREU AOS 86 ANOS EM ESTÂNCIA, “SEU INÁCIO DA IGREJA”

Inácio era homem de muita fé e sempre atuou nos seus trabalhos dedicados à sua religião Católica.

Publicada em 10/08/22 às 12:34h - 582 visualizações

Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.


Compartilhe
Compartilhar a noticia MORREU AOS 86 ANOS EM ESTÂNCIA, “SEU INÁCIO DA IGREJA”  Compartilhar a noticia MORREU AOS 86 ANOS EM ESTÂNCIA, “SEU INÁCIO DA IGREJA”  Compartilhar a noticia MORREU AOS 86 ANOS EM ESTÂNCIA, “SEU INÁCIO DA IGREJA”

Link da Notícia:

MORREU AOS 86 ANOS EM ESTÂNCIA, “SEU INÁCIO DA IGREJA”
Inácio Gomes, partiu aos 86 anos  (Foto: Divulgação)

A notícia sobre o falecimento de “Seu Inácio da Igreja”, como era conhecido na cidade de Estância, entristeceu muita gente que o conhecia. Ele já vinha muito doente e quase não saia mais de casa.

Logo mais, às 15h, na Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe, haverá a celebração da Santa Missa de Corpo Presente, em sufrágio da alma de “Seu Inácio”, que morreu nesta quarta-feira, 9, aos 86 anos de idade. O seu sepultamento será após esse ato litúrgico, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade.



HISTÓRICO SOBRE INÁCIO GOMES

 

Inácio Gomes de Sousa, um dos fundadores da COOPAME – Cooperativa Mista de Estância.. Acompanhou todo o processo de criação e implantação da Diocese de Estância na década de 60. Leigo e ex-ministro da Eucaristia da Igreja Católica.

Era um homem popular, sorridente, alegre, simples e educado. Tratava a todos com respeito e sorriso na face.

Pessoa correta, digna, amiga, cidadão de bem que a Estância inteira o estimava. Era uma relíquia moral na “Cidade Jardim”.

Inácio Gomes de Sousa, ou simplesmente Inácio, como era conhecido por todos, era casado com dona Cláudia Lúcia, tinha três filhos: Inês, Inádia e Cláudio.

Inácio, filho de Jacinto Gomes de Sousa e de Maria Joaquina de Sousa, nasceu no dia 21 de janeiro de 1936.  Era natural de Poço dos Bois, município de Cedro de São João/SE. Na sua cidade natal morou apenas 18 anos.

Em 1954, Inácio mudou-se para Aracaju, e lá cursou as primeiras séries do 1º Grau (hoje Ensino Fundamental), no Colégio Dom José Tomaz. Depois concluiu seu ensino de 1º Grau, na Escola Técnica Federal de Sergipe, também em Aracaju.

Inácio morou em Aracaju durante cinco anos, e, exatamente em 1959, mudou-se para Estância, na qual concluiu o seu 2º Grau (hoje ensino médio), justamente na Escola Técnica de Comércio da Estância, fazendo o curso técnico de Contabilidade.

O primeiro emprego de carteira assinada de Inácio, foi como vendedor do Armazém de Edgar Barreto (falecido). Em seguida, ele trabalhou na Cooperativa da Fábrica Santa Cruz. Mais tarde, juntou-se com seu irmão Gervásio Gomes de Sousa, conhecido por Vavá da Sorveteria, e abriram uma pequena fábrica de picolé, e na hora vaga, consertavam geladeiras. Inácio foi também funcionário da Loja Nivaldo Silva & Irmãos.

Por concurso público, em outubro de 1963, Inácio ingressou no Banco do Brasil, trabalhou durante 29 anos e 3 meses, aposentando-se em 1991, por pressões do presidente Fernando Collor de Melo.

Paralelo ao seu trabalho, Inácio sempre se engajou nos movimentos sociais, mais especificamente nos religiosos da Igreja Católica.

Inácio Gomes, foi vice-diretor do Asilo Santo Antônio. Um dos fundadores da URJE (União Redentora da Juventude Estanciana), em 1960, criado por Padre Almeida. Foi também um dos fundadores e coordenadores do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), em Estância. Já participou do programa de rádio “Comunicar e Construir”, na antiga Rádio Jornal FM, de Estância; ministrou palestras nos cursos de Noivos e foi Ministro Extraordinário da Eucaristia.

Inácio era homem de muita fé e sempre atuou nos seus trabalhos dedicados à sua religião Católica.

Observação: Estes traços foram escritos pelo radialista e jornalista, Magno de Jesus, em junho de 2003, e também foram publicados no jornal Tribuna Cultural, além de serem lidos no seu programa “Quinta-Infantil”, pela Rádio Jornal FM.

 Por Magno de Jesus

Da Redação




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


HELOIZA SANTOS AGUIAR

12/08/2022 - 18:35:44

Muito consternada pela volta de Inácio a casa de nosso criador, Deus, homem honrado e do bem, que tem sua raiz em minha terra, o pequeno Poço dos Bois, teve seus irmãos honrados e pais, onde ensinaram a Inácio, o valor da vida, quando voltada para Jesus, e para o próximo, e essa lição embasou nosso amado Inácio, que não teve dificuldades de levar uma vida leve, sem muita valorização aos bens matérias, e sim aos que realmente têm valor, os espirituais. Agora colherá os louros aqui plantados, e fostes recebidos pelos ascendentes que lá já repousam: Jacinto, Maria, Manuel, Mariana, Júlia e tantos outros. Foi seu físico, mas seu legado deixastes e isso conforta os que tiveram o prazer de conhecê-lo. Que brilhe para ele a luz eterna, e Poço dos Bois e a cidade Jardim, Estância, jamais esquecerá suas ações...


Júlio Cardozo

11/08/2022 - 17:50:33

Nossa conheci pouco pessoalmente, mas muito pelos seus sobrinhos, meus primos. Sou filho da afilhada dele, minha Mãe que tinha um carinho tão especial por esse Padrinho Inácio, homem de Fé. Nossa "Inácio da Igreja" é para poucos esse nome digo Nome que nomeia e não título que titula. É gratificante sua História porque parte da origem do meu Lugar e da sua história a minha história como Cristão e da Igreja de Cristo que comungamos nos altares em sua Memória. Meus sentimentos aos familiaresJúlio CardozoPsicanalista


Inádia

11/08/2022 - 10:38:30

Obrigada Magno pela linda homenagem feita a meu pai. Ele sempre foi motivo de muito orgulho para nossa família por toda sua trajetória e todo o seu exemplo.


Maria Diniz de Sousa Mangabeira

11/08/2022 - 09:24:49

Ao tempo em que estou triste fico contemplada por sua descrição tão real da vida deste tio querido e amado por todos nós familiares dele. É uma honra ler:Seu Inácio da Igreja. porque somos uma família de muita fé e temos a certeza de que agora ele descansa em paz junto à Deus e Nossa Senhora de Fátima a quem ele muito amou.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3047424
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!