Em entrevista ao Jornal da Fan desta sexta-feira, 18, o diretor de vigilância epidemiológica da Secretaria do Estado da Saúde, Marco Aurélio, falou sobre a XEC, nova variante da Covid identificada no Brasil em setembro.
“Essa subvariante, a XEC, ela é uma subvariante da Ômicron, resultado de mutações da própria Ômicron, ela tem sido muito importante em alguns países e começou a ser isolada aqui no país, aqui no Brasil. As primeiras amostras que a gente tem positiva aqui no país, foi em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Santa Catarina, mas até o momento essa variante no país ainda está sob observação. Aqui a gente ainda não observou essa rapidez do espalhamento no aumento de casos”, explicou.
Segundo Marco Aurélio, ainda não há registros de casos da variante em Sergipe. “ Pela ONS, não é ainda uma variante de preocupação, não é uma variante que ainda tem essas características muito bem definidas, e ela está sob essa investigação. Aqui em Sergipe a gente não tem isolamento ainda” afirmou o diretor de vigilância epidemiológica.