noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

SERGIPE REGISTRA PRIMEIRA MORTE POR DENGUE EM 2025

Publicada em 28/01/25 às 17:47h - 28 visualizações

TRIBUNA CULTURAL


Compartilhe
Compartilhar a noticia SERGIPE REGISTRA PRIMEIRA MORTE POR DENGUE EM 2025  Compartilhar a noticia SERGIPE REGISTRA PRIMEIRA MORTE POR DENGUE EM 2025  Compartilhar a noticia SERGIPE REGISTRA PRIMEIRA MORTE POR DENGUE EM 2025

Link da Notícia:

SERGIPE REGISTRA PRIMEIRA MORTE POR DENGUE EM 2025
 (Foto: TRIBUNA CULTURAL)

Sergipe confirmou a primeira morte por dengue neste ano. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira, 28, pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). De acordo com a SES, a vítima foi uma mulher de 42 anos, moradora do bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju.

Além disso, o órgão informou que há outra morte em investigação para averiguar se também foi causada pela doença.

“É importante que a população continue com os cuidados redobrados para o controle e evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, como retirar o lixo acumulado nos quintais da residência, observar os reservatórios de água e limpar as calhas dos telhados. Outra medida preventiva é a vacina contra a dengue. O público-alvo são crianças de 10 a 14 anos de idade, e o imunizante, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), deve ser administrado em duas doses, sendo o intervalo de três meses entre as doses”, orienta a pasta da Saúde.

No contexto nacional, o painel de monitoramento do Ministério da Saúde aponta 21 mortes por dengue já registradas em 2025, sendo 14 delas no estado de São Paulo. Especialistas atribuem o aumento de casos ao fenômeno El Niño, que intensifica condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito transmissor.

O cenário epidemiológico em Sergipe, de janeiro até 7 de dezembro de 2024, registrou 1.803 casos confirmados de dengue, 446 de chikungunya e 20 de zika vírus, segundo a SES. Esses dados refletem a presença ativa do mosquito Aedes aegypti, vetor das três doenças no estado.

Sintomas da doença

Os infectados pelo mosquito podem apresentar febre, dor de cabeça e no corpo, além de sintomas específicos. A SES orienta que, ao sentir esses sintomas, a pessoa procure, imediatamente, a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para avaliação médica.

Como prevenir a dengue

A população pode adotar as seguintes medidas para evitar a propagação do Aedes aegypti:

– Eliminar recipientes que acumulem água parada, como pneus, garrafas e vasos de plantas.

– Manter caixas d’água bem tampadas.

– Limpar ralos e calhas regularmente.

– Utilizar repelentes e mosquiteiros.

As autoridades sanitárias reforçam a importância da colaboração de todos para evitar novos casos e proteger a saúde da população.

por João Paulo Schneider 

A matéria foi atualizada às 11h42 do dia 28.01.2025 para acrescentar informações fornecidas pela SES. 

Portal Infonet 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3529130
Usuários Online: 47
Copyright (c) 2025 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!