noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

BREVE ENCONTRO COM DOM JOSÉ GENIVALDO GARCIA

Publicada em 20/05/25 às 11:11h - 70 visualizações

TRIBUNA CULTURAL


Compartilhe
Compartilhar a noticia BREVE ENCONTRO COM DOM JOSÉ GENIVALDO GARCIA  Compartilhar a noticia BREVE ENCONTRO COM DOM JOSÉ GENIVALDO GARCIA  Compartilhar a noticia BREVE ENCONTRO COM DOM JOSÉ GENIVALDO GARCIA

Link da Notícia:

BREVE ENCONTRO COM DOM JOSÉ GENIVALDO GARCIA
 (Foto: TRIBUNA CULTURAL/DIVULGAÇÃO)

Regressava hoje á tarde, depois de uma breve estada na minha cidade natal de Estância, quando passei em frente à residência oficial do Bispo da Diocese, Dom José Genivaldo Garcia, e desejei conhecê-lo. Dirigi-me até a residência, uma assistente dele me atendeu, falou com ele e tive sucesso, pois logo ele me recebeu, com muita cordialidade e um acolhimento típico de um espírito cristão.

De início me apresentei como estanciano, católico, economista e morador de Brasília, mas que saí de minha cidade natal muito cedo para fazer a universidade e o fato é que minha cidade nunca deixou de estar presente em minha vida. Acrescentei que eu era seu confrade na Academia Estanciana de Letras e acompanhava (pela Tribuna Cultural, de Magno de Jesus), mesmo de longe, seu trabalho pastoral desde que assumiu a condução da nossa Diocese.

Iniciamos um breve diálogo e lhe informei que fui membro da Juventude Universitária Católica (JUC), movimento da Ação Católica Brasileira, e uma das pessoas que teve a graça de contar com a assistência do então Padre Luciano Duarte, líder desse movimento em Sergipe, e de quem me tornei um amigo ao ponto de, em várias vezes que ele ia à capital federal para reuniões do Conselho Federal de Educação, ele passar os domingos no seio da minha família. Fiz-lhe esse registro pois tinha notícia de que Dom Genivaldo foi ordenado presbítero pelo então Arcebispo de Aracajú, Dom Luciano.

Dom Genivaldo fez então um breve relato dos seus trabalhos anteriores e especialmente o fato de ter vivido alguns anos em Brasília, onde cursou por três anos Teologia no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima e em cuja arquidiocese prestou seus serviços a algumas paróquias locais, citando a do Guará-II e mais outras em que desempenhou atividades de criação, expansão e consolidação de comunidades católicas.

Falou-me em geral sobre sua Diocese, com uma abrangência territorial de 18 municípios, os desafios, o clero com o qual conta para conduzir as muitas atividades que lhe são inerentes, mas sempre com muita confiança e entusiasmo, pois vive plenamente a fé cristã e conta com a bênção divina.

Sendo uma breve visita, não poderia demorar muito, mas acrescentei que, ontem, domingo, assisti a missa na minha paróquia da Mãe da Divina Misericórdia, em Brasília, celebrada pelo Padre Eduardo Peters, atual Vigário Geral da Arquidiocese de Brasília, ex-reitor e atual professor de teologia e filosofia do Seminário onde Dom Genivaldo cursou Teologia. Nessa oportunidade, lhe falei que viajei há poucos anos num grupo de peregrinação  para a Terra Santa contando com a qualificada assistência espiritual desse Padre -- uma experiência  marcante em minha vida --  que nos tornamos amigos, e, curiosamente, ao final da missa de ontem, tiramos uma foto juntos e lhe mostrei. Para minha surpresa e satisfação, Dom Genivaldo então disse-me: “então também vamos tirar uma foto juntos!”.  Então, lembrei-me de Mt 18:20: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome ,ali estou eu no meio deles”. Assim, com a ajuda da sua assistente,  foi feito esse registro marcante dessa minha visita, com a graça de Deus, cuja imagem anexo a esse texto.

Obrigado, Dom Genivaldo por essa oportunidade e vivência, consciente de que o recém falecido Papa Francisco fez uma nomeação de muito valor para nossa Diocese e para a condução do rebanho católico da minha cidade natal, sob os atuais cuidados de Dom Genivaldo, sempre contando com a graça de Deus.


 Por: José Carlos de Oliveira

Estância, 19 de maio de 2025

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3680424
Usuários Online: 21
Copyright (c) 2025 - TRIBUNA CULTURAL - Fundada em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!