Período chuvoso, frio e estiagem, além da preocupação com os sintomas gripais, os moradores da praia do Abaís, em Estância, estão preocupados com problemas pulmonares que a fumaça de lixos domiciliares está causando nessa zona litorânea.
Num vídeo que foi enviado nessa manhã de quinta (12), à redação da Tribuna Cultural, uma moradora se queixa da que imada de lixo, que aconteceu de manhã cedo nas proximidades da casa de uma pessoa conhecida por Lunga.
LEIA O QUE ELA DIZ NO VÍDEO
“Uma hora dessa, tão queimando lixo, o vento traz a fumaça todinha para dentro de minha casa. Eu que tenho problema pulmonar respiratório (enfisema pulmonar). Eu já estou cansando por causa da fumaça. Gente, pelo amor de Deus, a nossa praia está abandonada em todos os sentidos. Isso não pode acontecer, tem que ter alguém que tome providência. As pessoas não tem noção que essa queimada prejudica a saúde das pessoas. Neste lado só moram pessoas idosas. Não tem necessidades de fazer isso. Peço encarecidamente ao prefeito que resolva esse problema. Eu estou fazendo a filmagem e mostrando o que está acontecendo”, relatou a moradora.
MORADORA E EX-PRESIDENTE DA ASCOABAÍS
“Bom dia Seu Luiz... infelizmente ainda existem pessoas que provocam essas queimadas...”
Seu Luiz: “Nesses casos, oriento que o Corpo de Bombeiros Militar deva ser acionado para conter a proliferação do fogo e também que seja realizada uma denúncia na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, assim como na Delegacia para eventual investigação do autor, se caso o autor seja identificado ligar para a Polícia Militar para realizar o flagrante.
LEIA SUGESTÃO DE SEU LUIZ
“Bom dia, Ademael !
Obrigado pelo retorno!!
Corpo de Bombeiros Militar está distante quarenta quilômetros, esta restrição permite alastramento de incerta gravidade, imponderável até.
A formação de um grupo local de bombeiros civis preparados pela corporação militar será providencial pela agilidade no trabalho de combate. É de mérito.
Secretaria de Meio Ambiente é alertada regularmente, porém, deixa vácuo ao não implantar frequência de contatos didáticos junto aos estudantes das escolas municipais e estaduais e com a presença dos pais e parentes próximos. É de mérito!
Quanto ao BO e procedimentos derivados, trata-se de eventualidade, o perfil rotineiro das ações originais fica alterados, fato oferecedor de desatenção, fora do ritual cotidiano. Não é de mérito.
Dentro do perfil operacional da Defesa Civil, considere a elaboração de um relatório encaminhado ao prefeito André Graça, ao presidente da Câmara, à Casa Civil, ao Secretário de Meio Ambiente. Será mais permeável! Obrigado pelo apoio!
Considere as propostas de limpeza de todos os terrenos, tornando-os terra nua e as laterais das ruas, também. A infestação de insetos poderá ser reduzida.
Água parada, resolvida pontualmente, com despejo de areia”.
ASCOABAÍS
A presidente da ASCOABAÍS, Karina Liberal, disse que a coleta de lixo existe, mas algumas pessoas não deixaram os costumes antigos de lado.