noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Esporte

DIEGO COSTA TRANSFORMA CIDADE SERGIPANA EM CELEIRO DE JOGADORES PARA A EUROPA

Publicada em 23/04/22 às 12:47h - 472 visualizações

Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIEGO COSTA TRANSFORMA CIDADE SERGIPANA EM CELEIRO DE JOGADORES PARA A EUROPA  Compartilhar a noticia DIEGO COSTA TRANSFORMA CIDADE SERGIPANA EM CELEIRO DE JOGADORES PARA A EUROPA  Compartilhar a noticia DIEGO COSTA TRANSFORMA CIDADE SERGIPANA EM CELEIRO DE JOGADORES PARA A EUROPA

Link da Notícia:

DIEGO COSTA TRANSFORMA CIDADE SERGIPANA EM CELEIRO DE JOGADORES PARA A EUROPA
Diego Costa posa para fotos com garotos de sua escolinha em Lagarto, Sergipe  (Foto: Divulgação)
Portugal receberá em breve uma nova leva de jovens jogadores oriundos do Brasil. Todos têm em comum o destino de origem: Lagarto, cidade do Interior do Sergipe que viu nascer Diego Costa. Não é por acaso que o pequeno município sergipano voltará a alimentar o mercado europeu com promessas dos gramados.

Sete anos depois de ter deixado o país para uma aventura sem garantia de sucesso na Europa, Diego Costa garimpa talentos de sua terra natal e oferece assessoria no Velho Continente.

A ferramenta de captação é a Bola de Ouro, escolinha de futebol na qual o atacante disputado pelas seleções de Brasil e Espanha deu os primeiros chutes e que agora ele financia. Da conta de água às compras na feira, tudo é responsabilidade do atleta, inclusive o gerenciamento da carreira dos meninos que não param de chegar desde que o herói local virou assunto nacional por ter preterido a seleção brasileira pela espanhola.

"Essa semana foi um inferno! Depois das reportagens começou a vir garoto de tudo que é lugar, 180, 200 garotos. Há uns cinco anos tinham só uns 60 aqui", conta Flávio Augusto, técnico que revelou Diego Costa e hoje é encarregado da Bola de Ouro.

Com a ajuda de 11 profissionais, todos remunerados, Flávio organiza treinos de quarta e sexta-feira nos três campos cedidos pela prefeitura e divididos com times de várzea e grupos de ‘pelada'. O trabalho do professor é um sucesso, e a escolinha se tornou, inclusive, a categoria de base do Lagarto Futebol Clube, equipe profissional que disputa a primeira divisão sergipana. Sem condições financeiras de bancar divisões inferiores, a equipe da cidade simplesmente incorporou o projeto.

"Praticamente todos os jogadores já colocamos no Lagarto, nem fazemos peneira. Sub-13, sub-15, sub- 17, estamos participando de todos os campeonatos do Sergipe", diz Daniel Lino, presidente do clube. Assim como a escolinha, ele pretende atrair o apoio financeiro de Diego Costa para sua agremiação.

O Lagarto não venceu o Campeonato Sergipano e tampouco a Copa Governador, pré-requisitos para se classificar à Copa do Brasil. Porém, como o Sergipe conquistou as duas competições, e o River Plate, vice-campeão da Copa Governador, desistiu da sua vaga, o conjunto lagartense ganhou um lugar no torneio nacional, e os meninos da Bola de Ouro podem enfrentar um time grande do país no ano que vem. O presidente Daniel Lino já entrou em contato com a federação estadual e espera que os dirigentes locais ‘coloquem' uma equipe do porte de Flamengo ou Corinthians em seu município. Na primeira fase da Copa do Brasil não existe sorteio, e a CBF escolhe os confrontos a seu critério.
REUTERS
Em grande fase, Diego Costa marca mais um para o Atlético de Madri, dessa vez contra o Austria Wien, pela Uefa Champions League
Diego Costa, hoje destaque do Atlético de Madri

Empresários influentes

Sorte dos jovens que chamarem atenção dos profissionais do Lagarto e sorte maior ainda daqueles que já chamaram a atenção do staff de Jorge Mendes, influente empresário português que tem em seu portfólio de clientes ninguém menos que Cristiano Ronaldo, além de Diego Costa.

Dez desses meninos foram selecionados para atuar no futebol de Portugal. O clube que eles vão defender ainda não está decidido, e antes de viajar alguns deles passarão por um reforço com alimentação especial, consulta com psicólogo e academia. A peneira foi feita por Silva, empresário que trabalha com Mendes e que levou Diego para o Braga, em 2006.

"O Diego e o empresário que resolvem, daqui pra frente qualquer jogador tem que passar pelo aval deles. Eles tomaram frente para assessorar e tomar conta dessa parte de venda de atletas. Pra gente isso foi de suma importância, precisávamos de uma pessoa com know-how, que assessorasse. O Diego mesmo sofreu por não ter isso porque chegou com 16 anos em São Paulo e não tinha quem o levasse para um clube", explica Flávio Augusto.

Outro empresário que trabalha na captação de talentos é Juninho, amigo de infância de Diego Costa. Fora ele e os homens de Mendes, ninguém mais tem acesso livre à ‘mina de ouro'. "O resto chega lá de ‘migué', celular na mão, como quem não quer nada", conta Hélio Abreu, técnico do sub-17 do Lagarto Futebol Clube.

Berço de craques
DIVULGAÇÃO/ESCOLINHA BOLA NA REDE
Diego Costa ainda criança em time de Lagarto, Sergipe
Diego Costa, 2° em cima, da dir à esq, em Lagarto


Não é de agora que Lagarto revela jogadores de futebol. Fabiano Nascimento, hoje atuando em Pernambuco, Jorge Alberto, no Espírito Santo e Bebeto, ex-Paulista de Jundiai, são alguns dos talentos que surgiram antes da influência de Diego Costa e que são citados com orgulho pelos lagartenses. Além deles, os jovens Paulo Sérgio, na base do Atlético-MG e Cléverton, na base do Cruzeiro, são esperanças locais.

"Aqui no Sergipe tem muitas escolinhas, é um celeiro, é cultura nossa. E vem gente do estado todo para Lagarto. Agora, com essa coisa do Diego Costa, que faz questão de dizer que é daqui, nem se fala!", diz Hélio Abreu. "São poucas opções na cidade, não tem teatro, cinema, shopping, então o pessoal joga bola", teoriza Flávio Augusto.

O que mudou na escolinha desde a nova gestão é o cuidado com os contratos dos jogadores. Flávio lembra que foi enganado muitas vezes até passar a garantir de forma documental a participação na formação dos garotos. Do Braga, time que negociou Diego Costa com o Atlético de Madri em 2007, Flávio cobra os 5% do valor da transferência a que tem direito o formador do atleta. A disputa está pendente nos tribunais da Fifa, na Suiça.

Hoje, diz ele, todos os atletas têm os direitos federativos ligados ao Lagarto. A divisão econômica dos jogadores que atuarão em Portugal, segundo ele, será decidida no final do ano, quando Diego Costa vir ao Brasil de férias.

Fonte: espn.com.br



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3046041
Usuários Online: 40
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!