noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Esporte

NEGÃO DE BELA O ATLETA QUE MARCOU O ÚNICO GOL NA INAUGURAÇÃO DO FRANCÃO

Publicada em 05/02/24 às 11:38h - 221 visualizações

Atribuna Cultural/Divulgação


Compartilhe
Compartilhar a noticia NEGÃO DE BELA O ATLETA QUE MARCOU O ÚNICO GOL NA INAUGURAÇÃO DO FRANCÃO  Compartilhar a noticia NEGÃO DE BELA O ATLETA QUE MARCOU O ÚNICO GOL NA INAUGURAÇÃO DO FRANCÃO  Compartilhar a noticia NEGÃO DE BELA O ATLETA QUE MARCOU O ÚNICO GOL NA INAUGURAÇÃO DO FRANCÃO

Link da Notícia:

NEGÃO DE BELA O ATLETA QUE MARCOU O ÚNICO GOL NA INAUGURAÇÃO DO FRANCÃO
Negão de Bela, autor do único gol durante a inauguração do estádio Francão de Estância  (Foto: Atribuna Cultural/Divulgação)

Voltar às coisas boas do passado, é sem dúvida reviver momentos que aconteceram e que jamais voltarão. Lembranças vem e vão, memórias vem e ficam, e experiências marcam nossas lembranças, e enfeitam nossas memórias.

Nesse quadro a Memória do Craque do Passado, vamos lembrar da importância no futebol estanciano, do querido, Edmundo Cavalcante – o conhecidíssimo Negão de Bela. Que continua vivendo momentos felizes ao lado da família.

Negão de Bela, ladeado do filho Erlon

Negão de Bela, como todos o conhecem, apelido herdado de sua avó Dona Bela, nasceu na cidade de Ilhéus, sul da Bahia, no dia 18 de novembro de 1951. Ele é filho de Helena Cavalcante e de João Dias, ambos já falecidos.

Ainda pequeno, quando seus pais se separaram, Negão de Bela veio morar em Estância na companhia de sua mãe, Helena, e residiram durante muitos anos no histórico Bairro Santa Cruz.

Negão ao lado do filho e do neto Alan Delon

Já em Estância, segundo conta o próprio Negão de Bela, sua mãe Dona Helena, sempre procurando trabalhar, lhe deixou ao convívio de sua avó materna, Dona Bela, daí surgiu a alcunha no nome de Edmundo Cavalcante: BELA.

Ao completar 13 anos de idade, Negão de Bela, para ajudar nas despesas de casa, passou a trabalhar na Fábrica de Tecidos Santa Cruz, e logo em seguida, foi ser empregado como eletricista da Sulgipe, empresa do inesquecível Jorge Prado Leite. E foi justamente nessa época, que Negão de Bela também passou a jogar no Santa Cruz Esporte Clube.

Negão (centro), Barata e Miro

Em 1976, Negão de Bela, com apenas 25 anos de idade, deixa Estância e vai embora para o Rio de Janeiro, tentar a vida como jogador de futebol. Chegando lá, jogou por um time por nome de Anastão, da 2ª Divisão do Rio de Janeiro, e consagrou-se campeão.

Mas Negão de Bela não demorou muito tempo no Rio de Janeiro, ainda jovem, a saudade de Estância e mais ainda de sua mãe Dona Helena e de sua avó Dona Bela, fez com que ele voltasse para os braços delas.

Negão e Beto Baiano

Retornando a Estância, em 1980, Negão de Bela volta a trabalhar na Sulgipe e consequentemente jogar pelo Santa Cruz Esporte Clube, sendo campeão amador.

Já em 1982, Negão de Bela casa-se com Ana Isabel e com ela teve um único filho: Erlon Fernandes, que inclusive já é pai Alan Delon, neto de Negão de Bela.

Também em 1980, já atuando no profissão do Santa Cruz, Negão de Bela foi campeão estadual por esse time.

Negão de Bela recorda da inauguração do Estádio Estadual Augusto Franco – o Francão, 5 de março de 1983, quando aconteceu um amistoso, envolvendo o Santa Cruz e o Estanciano, e o único gol da partida, um “tiraço” do meio de campo, foi justamente Negão de Bela quem marcou em cima do goleiro Nelson. “Esse gol até hoje está marcado na minha memória. Fiquei muito emocionado no dia por ter feito esse gol em cima do Estanciano, sempre o meu rival no jogo”, contou Negão de Bela.

Infelizmente, já se vão 41 anos da inauguração do Estádio Francão e da mesma forma do único gol, que aconteceu nesse dia tendo como autor Negão de Bela, e até o presente momento não existe nenhuma placa no estádio fazendo jus ao nome desse atleta.

Negão de Bela continua residindo em Estância com a família, precisamente na antiga Rua da Baixa.


 Redação Tribuna Cultural

Programa A Esperança Nos Esportes, veiculado no dia 16/01/2024

Por Magno de Jesus




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Emanuel

18/02/2024 - 14:20:53

Meu primo querido recebi muitos conselhos dele


José Raimundo

08/02/2024 - 00:23:20

Bela matéria com esse grande artilheiro será que alguém tem a ficha desse jogo ?


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3067599
Usuários Online: 16
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!