noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Eventos

EM OUTUBRO: VEM AÍ O ENCONTRO DE BANDAS FILARMÔNICAS DE ESTÂNCIA

Publicada em 17/09/25 às 15:51h - 205 visualizações

TRIBUNA CULTURAL


Compartilhe
Compartilhar a noticia EM OUTUBRO: VEM AÍ O ENCONTRO DE BANDAS FILARMÔNICAS DE ESTÂNCIA  Compartilhar a noticia EM OUTUBRO: VEM AÍ O ENCONTRO DE BANDAS FILARMÔNICAS DE ESTÂNCIA  Compartilhar a noticia EM OUTUBRO: VEM AÍ O ENCONTRO DE BANDAS FILARMÔNICAS DE ESTÂNCIA

Link da Notícia:

EM OUTUBRO: VEM AÍ O ENCONTRO DE BANDAS FILARMÔNICAS DE ESTÂNCIA
 (Foto: TRIBUNA CULTURAL)

Fenômeno histórico e sociológico tão importante quanto fenômeno artístico, a Banda de Música vive hoje, em muitos lugares, em estado de latência. Não deixa, porém, de desempenhar importante papel de mobilizadora da comunidade nos seus momentos mais caros e solenes; de cumprir o papel de escola livre de música, verdadeiro conservatório do povo; de manter-se como guardiã da tradição musical popular brasileira. A Banda de Música ainda é a mais antiga e menos estudada instituição ligada à criação e divulgação da música popular.

A Banda de Música serve aos lazeres e às devoções do povo. É com esse objetivo também que o jornalista, radialista Magno de Jesus, realizará em outubro deste ano, a partir das 15h00, em Estância, o 13º ENCONTRO DE FILARMÔNICAS DO BERÇO DA CULTURA SERGIPANA.


Estância é uma das cidades pioneiras das boas manifestações culturais de Sergipe. Foi neste município que nasceu a Imprensa Escrita de Sergipe, com a criação do jornal “Recopilador Sergipano”. Também foi implantada a primeira emissora de rádio do interior sergipano, a Rádio Esperança. É em Estância, que existe há 146 anos, uma das mais antigas filarmônicas sergipanas, a Lira Carlos Gomes.

Nesta mesma cidade, a Rádio Esperança FM, incentiva os trabalhos das filarmônicas sergipanas, através do programa radiofônico, “A ESPERANÇA FAZ A BANDA TOCAR”, que é levado ao ar todos os domingos pela manhã.

Da mesma forma, Estância tem tradição de filarmônicas, onde, no passado, existiam nesta cidade, outras filarmônica a exemplo da Recreio Estanciano, Euterpe Estanciana, Lira Vitória, Lira Santa Cruz e Lira Senhor do Bonfim.

 

Esse importante encontro ainda valorizará as atividades das filarmônicas participantes, que muitas vezes ensaiam seus repertórios e ficam esquecidas pela sociedade, não tendo oportunidade de mostrarem os seus potenciais musicais.

Segundo o jornalista e radialista, Magno de Jesus, idealizador e organizador, dez bandas filarmônicas do interior sergipano vão participar do 13º Encontro de Filarmônicas de Estância.

Difundir as atividades das filarmônicas é o ensejo primordial desse evento.

Por isso é que estamos pedindo a colaboração dos órgãos públicos e particulares e também do comércio, para que todos possam ser contribuintes da cultura musical do nosso povo.

Aguarde!




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3860262
Usuários Online: 171
Copyright (c) 2025 - TRIBUNA CULTURAL - Fundada em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!