noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Eventos

CÂMARA DOS DEPUTADOS DÁ INÍCIO ÀS COMEMORAÇÕES DOS SEUS 200 ANOS

Uma série de atividades vai difundir a reflexão sobre os 200 anos de história, afirmou Hugo Motta

Publicada em 29/09/25 às 12:50h - 65 visualizações

TRIBUNA CULTURAL


Compartilhe
Compartilhar a noticia CÂMARA DOS DEPUTADOS DÁ INÍCIO ÀS COMEMORAÇÕES DOS SEUS 200 ANOS  Compartilhar a noticia CÂMARA DOS DEPUTADOS DÁ INÍCIO ÀS COMEMORAÇÕES DOS SEUS 200 ANOS  Compartilhar a noticia CÂMARA DOS DEPUTADOS DÁ INÍCIO ÀS COMEMORAÇÕES DOS SEUS 200 ANOS

Link da Notícia:

CÂMARA DOS DEPUTADOS DÁ INÍCIO ÀS COMEMORAÇÕES DOS SEUS 200 ANOS
Lafayette de Andrada (E) e Hugo Motta no lançamento da programação dos 200 anos da Câmara  (Foto: TRIBUNA CULTURAL/DIVULGAÇÃO)

A Câmara dos Deputados iniciou terça-feira (23) as comemorações dos seus 200 anos, a serem completados em 6 de maio de 2026. Houve o descerramento das placas pelo reconhecimento mundial de dois acervos históricos da Casa.

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) reconheceu como Patrimônio Documental da Humanidade os acervos “Fundo Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil de 1823” e “Feminismo, Ciência e Política – O legado Bertha Lutz (1881-1985)”.

“A partir de hoje, a Câmara dos Deputados inicia uma série de atividades a fim de difundir a reflexão sobre os seus 200 anos de história”, afirmou o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), na abertura da solenidade.

“A história da Câmara é a história do povo brasileiro, da representação política e da democracia”, analisou o presidente da Câmara. “Comemoramos agora o reconhecimento pela Unesco desses acervos. O fato mostra que, ao revelar a história do país, contam parte importante da história do mundo”, continuou ele.

No acervo de 1823, os manuscritos da primeira Assembleia Constituinte revelam os desafios dos primórdios da legislação brasileira e as tensões sociais, políticas e econômicas no primeiro parlamento do país depois da Independência, em 1822.

“Em nosso arquivo estão depositadas verdadeiras preciosidades. Aqui estão os originais escritos à época”, disse o deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), coordenador da Comissão Especial Curadora dos 200 anos da Câmara.

A coleção Bertha Lutz traz registros da atuação dela como deputada, a segunda a tomar posse e uma das principais figuras do movimento feminista no Brasil e no mundo. Documentos retratam a articulação em defesa da igualdade de gênero.

“Bertha Lutz foi uma mulher de vanguarda, tinha uma cultura gigantesca, mas ela não só tinha grande cultura, tinha uma grande força de vontade, uma capacidade de liderança muito grande”, continuou Lafayette de Andrada na solenidade.

Fonte: Agência Câmara de Notícias




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3860250
Usuários Online: 166
Copyright (c) 2025 - TRIBUNA CULTURAL - Fundada em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!