A escolha do novo terreno para a instalação do campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na cidade de Estância continua gerando insatisfação e é vista por parte da população como mal explicada. O temor é que a área escolhida resulte em um campus reduzido, com poucas perspectivas de crescimento e a impossibilidade de oferecer novos cursos no futuro.
Na manhã deste domingo, o empresário e ex-prefeito de Estância, Ivan Leite, expressou publicamente sua preocupação. Ele redigiu uma carta aberta, endereçada ao reitor André Maurício e aos defensores da educação, no intuito de chamar a atenção da população estanciana para o que considera uma decisão equivocada.
Confira na íntegra a carta de Ivan Leite:
Carta aberta ao reitor André Maurício e aos que amam a educação Má escolha para o presente e péssima para o futuro, tomada pretensamente sob o manto da discricionariedade, que perpassa por arbitrariedade, está havendo numa radical mudança de decisão da Universidade Federal de Sergipe de desistir de construir um campus em Estância numa área de 130.000 m² para uma exígua área de 30.000 m². A qual para comportar as atuais necessidades de seis cursos superiores precisou sacrificar vias de acesso interna, campo de futebol e atletismo, e que não comportarão no futuro nenhum novo curso superior.
Neste tortuoso exercício de justificar eficiência quando há uma flagrante ineficiência, ignora-se a exigência arquitetônica e editallicia de uma relação máxima entre testada e profundidade de um para dois e meio, aceitando um magrelo terreno de 100 por 300 considerando também como testada o fundo do terreno; afirma-se graciosamente sem comprovação técnica que o custo de terraplanagem seria maior em um terreno do que no outro; busca-se induzir a ideia de distância de um terreno ao chamá-lo de COLONIA Estancinha, a qual existe mas nada tem a ver com o terreno doado, que fica no BAIRRO Estancinha; e compromete as evidentes ampliações futuras que existirão.
Para comparação o campus de Lagarto tem 280.000 m², o IFS Estância tem 94.000 m². Apela-se de maneira pública, reitor André Maurício reveja esta sua decisão.
Estância quer seu CAMPUS e
NÃO um CAMPUZINHO.
IVAN LEITE, 12/10/2025