
Foi muito bonito o 13º Encontro de Filarmônicas realizado pelo radialista Magno de Jesus, na tarde deste domingo, 26, na cidade de Estância.
As pessoas ficaram contentes com as apresentações das filarmônicas compostas por jovens, que se deslocaram de várias cidades sergipanas para se apresentarem neste evento, que enaltece Estância, “berço da cultura sergipana”.
O desfile das filarmônicas saiu da Praça Orlando Gomes (antigo Jardim Velho) para a Praça Barão do Rio Branco e, no Parque Pedro II, perto do histórico Coreto, aconteceram as retretas com execução de músicas populares.

Sentados e atentos às apresentações das filarmônicas, os moradores de Estância e de outras cidades souberam usufruir daquela tarde maravilhosa ouvindo belas páginas musicais. “Que maravilha, Estância sempre é diferencial na cultura. Parabéns, Magno de Jesus e todas as filarmônicas”, disse Ivânia Brasil. As retretas começaram por volta das 4h15 e terminaram às 19h30.

Todas as filarmônicas receberam seu certificado já na moldura. A primeira banda a se apresentar, foi a Lira Santa Cruz, da cidade de Poço Verde, regida pelo jovem maestro João Marcos, que recebeu seu certificado pelas mãos de Dom Genivaldo Garcia, bispo diocesano. “Este Encontro de Filarmônicas, é a possibilidade que nós temos de promover a cultura clássica, a cultura das filarmônicas, e, sobretudo, manter uma tradição como também incentivar as novas gerações para que entrem, aprendam e façam acontecer a história”, relatou Dom Genivaldo.
A Lira Santa Cruz, possui mais de quarenta componentes e é a segunda vez que participa desse evento.

Se apresentou em seguida a filarmônica Senhora Santana, representatividade da cidade de Boquim que tem como regente o professor Gilson Silva. Depois de executar seu excelente repertório, inclusive tocando um dobrado intitulado Radialista Magno de Jesus, recebeu o certificado das mãos de Ivan Leite, ex-prefeito de Estância. “Eu fico muito feliz nesse momento, eu que adoro música e que este evento continue brilhando cada vez mais”, disse Ivan Leite.

A Lira Nossa Senhora da Conceição, vinda de Itabaianinha, assim como as outras filarmônicas, levantou os aplausos da plateia. Sob a regência do maestro Tony, esta filarmônica participa sempre deste encontro. Assim que concluiu sua retreta, a senhora Ana Luíza, esposa de Danilo de Joaldo, ex-prefeito de Itabaianinha, fez a entrega do certificado ao regente. “Nós sabemos das dificuldades das filarmônicas. Quero externar meus parabéns aos jovens que se dedicam a essa cultura musical. Quero parabenizar o organizador Magno de Jesus e os apoiadores desse evento, em nome de Ivan Leite, grande entusiasta dessa cultura”, destacou Ana Luíza.

A Lira União Paulistana, de Frei Paulo, apresentou um repertório bem popular, sob a regência do maestro Juvenilson, que não mede esforços para participar do Encontro de Filarmônicas de Estância. Ele recebeu o certificado por Romualdo. “Foi um evento memorável que, mais uma vez, celebrou a rica beleza da nossa cultura musical sergipana e, claro, um momento especial para reencontrar grandes amigos e parceiros da música. Estendemos nossos sinceros agradecimentos ao amigo e radialista Magno de Jesus, pelo convite que nos permitiu estar presentes neste tradicional e importantíssimo encontro”, salientou Juvenilson.

O município de Arauá se fez presente ao Encontro de Filarmônicas, com a sua Lira Nossa Senhora da Conceição, que é regida por César Bone. Ela tirou as pessoas dos assentos, que começaram a dançar e a curtir os solos de trombone e sax de dois dos seus componentes. O professor e escritor Acrísio Gonçalves fez a entrega do certificado. “Que tarde fantástica, que momento incrível da musicalidade sergipana que você resguardou aqui para esta gente. Eu quero render minhas homenagens. Eu conheci Magno de Jesus na escrivaninha, nos jornais, no rádio. Magno de Jesus é um homem das letras, portanto, é um homem natural da civilidade, da construção e da instrução. Muito obrigado, Magno de Jesus! É uma pena que a Lira Carlos Gomes não esteja presente. Eu nunca vi em toda história a Lira faltar a um evento de sua cidade. Eu vi hoje e lamento. Isso é lamentável. Que homens mágicos, que maestros fantásticos, que gente talentosa, gente conhecida com a história de Estância, que é terra da cultura. Obrigado a essa gente que ama a cultura assim como eu. O Encontro tem música de todo gosto executada pelas filarmônicas. Isso é arte, isso é Estância”, destacou Acrísio.

Pela primeira vez, a Filarmônica do Divino, de Indiaroba, participou do Encontro de Filarmônicas. O maestro Jenisson ficou satisfeito com a receptividade no evento e apresentou um grande repertório. O senhor José Rodrigues entregou o certificado ao regente, salientando a grande importância da filarmônica para a juventude e para a cultura.

Muitos estancianos e visitantes de outros municípios estiveram presentes. A TV Aperipê, esteve fazendo a cobertura jornalística através da repórter Camila. Vale ressaltar que a emissora foi uma solicitação do empresário Ivan Leite ao governador Fábio Mitidieri, para vir televisar o Encontro de Filarmônicas.

Quem se fez presente ao Encontro foi Dom Genivaldo Garcia, bispo da Diocese de Estância. Ele saiu a pé do local do desfile acompanhado do radialista Magno de Jesus e de sua esposa Neide, até o local das apresentações. “Dom Genivaldo é um sacerdote humilde, popular e comunicativo, gosta de povo e foi, durante esses 13 anos de evento que a gente realiza, o único representante da Igreja Católica de Estância a prestigiar e comparecer ao nosso evento. Obrigado, Dom Genivaldo!”, ressaltou Magno.

Também estiveram acompanhando o Encontro de Filarmônicas o ex-prefeito Ivan Leite, que recepcionou o ex-prefeito Danilo de Joaldo e sua esposa, a ex-primeira-dama Ana Luíza, que vieram de Itabaianinha.

AGRADECIMENTO
SULGIPE – IVAN LEITE E DOUTORA YVETTE, PREFEITURA – ANDRÉ GRAÇA – SECRETARIA DE CULTURA – GABINETE, SUPERMERCADO BOM BOM, SMTT, SECRETARIA DE URBANISMO, SUPERMERCADO EBENEZER, MARCOS MÓVEIS, DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE-1, DUAS RODAS (DR. RICARDO), PROFESSOR ACRISIO, ZÉ FRANCISCO DA COOPAME, PROFESSORA ELZA, LUIZ DA ASSOCIAÇÃO DA PRAIA DO ABAÍS, PROFESSOR MARCELO, MANOEL DA ÓTICA, RANULFO DE ARAUÁ, RÁDIOS ESPERANÇA, RIO FM, ESTÂNCIA AGORA, MAR AZUL FM, CHICÃO DE BOQUIM (TRANSPORTE), JOSÉ CARLOS OLIVEIRA, HÉLIO E CRISTINA MENEZES, RAUL DA LOJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, JOSÉ RODRIGUES (GORDO), ALBERTO PRADO (EX-REGENTE DA LIRA), SALVADOR AUTOMÓVEIS, SECRETARIA DE CULTURA DE ESTÂNCIA, UESLEI DE ARAUÁ, VEREADOR KAIQUE, MARIA LÚCIA, LURDINHA, NEIDE (NEIDE ESPOSA DE MAGNO), EMANUEL, MARIA CLARA, GABRIEL, SAMUEL, NATAN, CIDIANNE, PAULINHO, GERVÁSIO ALMEIDA, ZÉ LUIZ (EX-REGENTE DA Lira), VALDINETE, MARCELO SOBRAL, JOAQUIM FERREIRA, GORDINHO DA LARANJA (ARAUÁ), DOM GENIVALDO GARCIA, LÚCIA, TOINHO, DANIEL, DÉDA, SIVALDO, IVAN AMADO, RÁDIO CULTURA FM, TV APERIPÊ E GOVERNADOR FÁBIO MITIDIERI.
ACESSE NOSSA GALERIA DE FOTOS: https://www.atribunacultural.com.br/
Redação Tribuna Cultural