noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Mundo

'MALVINAS, NÃO FALKLAND': ARGENTINA PEDE À OPAS NA OEA QUE CORRIJA 'TOPONÍMIA INCORRETA'

arbas Barbosa, sub-diretor da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), na sede da Opas em Washington, DC, em 6 de março de 2020.

Publicada em 28/01/21 às 09:30h - 362 visualizações

AFP


Compartilhe
Compartilhar a noticia \'MALVINAS, NÃO FALKLAND\': ARGENTINA PEDE À OPAS NA OEA QUE CORRIJA \'TOPONÍMIA INCORRETA\'  Compartilhar a noticia \'MALVINAS, NÃO FALKLAND\': ARGENTINA PEDE À OPAS NA OEA QUE CORRIJA \'TOPONÍMIA INCORRETA\'  Compartilhar a noticia \'MALVINAS, NÃO FALKLAND\': ARGENTINA PEDE À OPAS NA OEA QUE CORRIJA \'TOPONÍMIA INCORRETA\'

Link da Notícia:

'MALVINAS, NÃO FALKLAND': ARGENTINA PEDE À OPAS NA OEA QUE CORRIJA 'TOPONÍMIA INCORRETA'
 (Foto: © SAUL LOEB)
A Argentina pediu nesta quarta-feira à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que corrija o que chamou de erro em sua denominação do arquipélago do Atlântico Sul cuja soberania disputa com o Reino Unido e que os argentinos chamam de Malvinas e os britânicos, de Falkland.

Durante sessão virtual do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), a representante argentina no órgão, Cecilia Villagra, manifestou a discordância de sua missão com a forma como estava nomeado o território insular em um relatório feito pelo subdiretor da Opas, Jarbas Barbosa. Segundo ela, a colocação de Barbosa sobre a situação da pandemia na região atribuía àquele território "uma toponímia incorreta, que a Argentina não reconhece e que, inclusive, não é própria das declarações sobre a questão das Ilhas Malvinas adotada anualmente pela Assembleia Geral da OEA". A presidente do Conselho Permanente, María del Carmen Roquebert, embaixadora do Panamá, tomou nota da reclamação.

Ao responder a perguntas após a sua apresentação, Barbosa comentou o assunto, explicando que, neste caso, a Opas segue a recomendação da ONU, que, quando cita as ilhas, esclarece que "existe uma disputa entre os governos da Argentina e do Reino Unido sobre a soberania das Malvinas/Falkland". O subdiretor assinalou que esse também é o padrão adotado pela OMS, da qual a Opas é o escritório regional. “Infelizmente, essa nota não ficou visível, mas isso não significa uma opinião nossa sobre a disputa", enfatizou.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3031561
Usuários Online: 32
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!