noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Mundo

HADAKA MATSURI: O FAMOSO NAKED FESTIVAL DO JAPÃO FOI CANCELADO PARA TODOS, EXCETO ALGUNS SELECIONADOS

Publicada em 23/02/21 às 09:40h - 533 visualizações

CNN


Compartilhe
Compartilhar a noticia HADAKA MATSURI: O FAMOSO NAKED FESTIVAL DO JAPÃO FOI CANCELADO PARA TODOS, EXCETO ALGUNS SELECIONADOS  Compartilhar a noticia HADAKA MATSURI: O FAMOSO NAKED FESTIVAL DO JAPÃO FOI CANCELADO PARA TODOS, EXCETO ALGUNS SELECIONADOS  Compartilhar a noticia HADAKA MATSURI: O FAMOSO NAKED FESTIVAL DO JAPÃO FOI CANCELADO PARA TODOS, EXCETO ALGUNS SELECIONADOS

Link da Notícia:

HADAKA MATSURI: O FAMOSO NAKED FESTIVAL DO JAPÃO FOI CANCELADO PARA TODOS, EXCETO ALGUNS SELECIONADOS
 (Foto: BEHROUZ MEHRI / AFP / AFP via Getty Images)
 Desta vez, há um ano, milhares se reuniram para o Hadaka Matsuri anual do Japão - também conhecido popularmente como o "Festival Nu" - na prefeitura de Okayama, na parte sul da ilha de Honshu.

No clima atual de distanciamento social, os destaques em vídeo do evento do ano passado (veja acima) são um lembrete surreal de quanto mudou desde então.

Também conhecido como Saidaiji Eyo, Hadaka Matsuri acontece no terceiro sábado de fevereiro no Templo Saidaiji Kannonin, a cerca de 30 minutos de trem da cidade de Okayama. E este ano não foi exceção.

Mas a pandemia Covid-19 lançou sua longa sombra sobre os procedimentos de 2021, forçando os organizadores a reduzir significativamente as coisas.

Uma batalha entre 10.000 homens

Hadaka Matsuri celebra as bênçãos de uma colheita abundante, prosperidade e fertilidade.
Em horários normais, começa a meio da tarde com um evento para meninos - que visa despertar o interesse das gerações mais novas. À noite, os cerca de 10.000 participantes do sexo masculino passam uma ou duas horas correndo ao redor do terreno do templo, preparando-se e purificando-se com água gelada, antes de se amontoar no edifício principal do templo.

Eles não estão tão nus quanto o nome do festival sugere. Eles usam uma quantidade mínima de roupas; geralmente uma tanga japonesa chamada "fundoshi" e um par de meias brancas chamadas "tabi".

Quando as luzes se apagam às 22h, um padre joga 100 feixes de gravetos e dois bastões de shingi sagrados de 20 centímetros de comprimento na multidão de uma janela quatro metros acima.

É uma cena que hoje seria impensável. Os homens, embalados como sardinhas, se acotovelam para agarrar um dos fardos e / ou os dois palitos. Quem tiver sucesso tem garantido um ano de boa sorte, diz a lenda. (Os shingi são mais procurados do que os galhos menos cobiçados, que podem ser levados para casa.)
Todo o evento dura cerca de 30 minutos e os participantes surgem com alguns cortes, hematomas e torções nas articulações.

Os visitantes normalmente vêm de todo o Japão e alguns do exterior para participar.
Mas os organizadores do evento confirmaram à CNN Travel que o evento Hadaka Matsuri deste ano, que aconteceu em 20 de fevereiro, foi limitado a apenas um grupo seleto e socialmente distanciado de cerca de 100 homens que pegaram shingi nos últimos anos e foi fechado para espectadores .

Em vez de lutar pelos bastões, os homens se reuniram no Templo Saidaiji Kannonin para orar pela fertilidade, pelo fim da pandemia e pela paz mundial, enquanto observavam as medidas de segurança, incluindo o distanciamento social.

Por que não cancelar todo o evento?

Em uma declaração destacando suas razões para seguir em frente com uma versão severamente reduzida do festival, os organizadores notaram que ela não foi interrompida por mais de 500 anos.

"Em discussão com o sacerdote chefe e os membros do comitê, chegamos à conclusão de que precisamos orar (por) Eyo agora", disse o presidente do Saijaiji Eyo, Minoru Omori. Eyo se refere a um termo chamado "ichiyo-raifuku", que significa "suportar o inverno rigoroso e frio e alcançar o calor da primavera".

"Em outras palavras, oramos por boa sorte após contínuas coisas ruins", disse Omori.
O Festival Nu evoluiu de um ritual que começou 500 anos atrás durante o Período Muromachi (1338-1573), quando os moradores competiam para pegar talismãs de papel, que foram dados por um sacerdote no Templo Saidaiji Kannonin.

Mais e mais aldeões queriam aqueles talismãs de papel da sorte e o ritual cresceu em tamanho. Mas eles perceberam que quando foram pegar o papel rasgou. Suas roupas também atrapalharam, então eles acabaram dispensando-as e trocando papel por madeira, explicou Mieko Itano, porta-voz do conselho de turismo de Okayama, em uma entrevista de 2020 para a CNN Travel.

Com sua longa herança, o festival também foi designado um Importante Ativo Cultural Folclórico Intangível em 2016. É um dos vários "festivais de peles" realizados em todo o Japão, com outro realizado em Yotsukaido, na província de Chiba, com homens em tanga lutando e carregando crianças na lama como um método de exorcismo.
Japão e Covid-19

Os casos diários de Covid-19 têm diminuído nas últimas semanas no Japão, embora Tóquio esteja entre as várias prefeituras em estado de emergência para controlar o vírus. O país relatou mais de 424.000 casos de Covid-19 e mais de 7.000 mortes.
A pandemia forçou os organizadores a adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no ano passado, com os jogos marcados para começar em 23 de julho de 2021.

As autoridades de Tóquio estão agora lutando com a questão de como realizar o que pode vir a ser o evento esportivo mais complexo já realizado - envolvendo mais de 11.000 atletas de mais de 200 países.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3048099
Usuários Online: 54
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!