Mundo

ONU PROMETE DOAÇÃO DE 1 BILHÃO DE DÓLARES PARA O AFEGANISTÃO

Ajuda humanitária, no entanto, é acompanhada da exigência de que o Talibã respeite os direitos humanos

Publicada em 14/09/21 às 08:52h - 62visualizações

por SBT News


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução/Flickr)
Após uma reunião ministerial realizada na tarde de 2ª feira (13.set), o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, anunciou que a entidade pretende enviar uma ajuda humanitária no valor de 1 bilhão de dólares ao Afeganistão. A promessa, no entanto, foi acompanhada da exigência de que o Talibã respeite os direitos humanos dos cidadãos.

A ONU pretende levantar 20 milhões de dólares de um fundo de ajuda e emergência para apoiar imediatamente a ação. No entanto, o objetivo da entidade é de recolher ainda cerca de 606 milhões de dólares da comunidade internacional para ajudar na mobilização. "Apelo à comunidade internacional para encontrar meios para permitir uma injeção de liquidez na economia afegã, a fim de permitir à economia respirar e evitar um colapso que teria consequências devastadoras para o povo afegão", disse Guterres.

Durante o pronunciamento, o diplomata também defendeu o diálogo com os líderes do Talibã para facilitar a distribuição de ajuda humanitária no país. "Se queremos fazer avançar os direitos humanos do povo afegão, o melhor meio é ir em frente com a ajuda humanitária, dialogar com os talibãs e aproveitar essa ajuda humanitária para pressionar quanto à aplicação desses direitos". afirmou.

Quase um mês após a tomada do poder do Afeganistão pelo Talibã, o país enfrenta crises humanitárias, políticas e econômicas. Na última semana, os membros do grupo anunciaram um novo governo e disseram que estão buscando reconstruir a nação depois de duas décadas de guerra.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 1636306
Usuários Online: 22
Copyright (c) 2021 - Atribuna Cultural