noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Política

DEPUTADA CHAMA A ATENÇÃO PARA NÚMERO DE JOVENS INFECTADOS PELO VÍRUS HIV

Maria citou a luta hercúlea do médico Almir Santana, coordenador do Programa estadual IST/Aids

Publicada em 19/02/21 às 09:00h - 210 visualizações

Assessoria Parlamentar deputada Maria Mendonça


Compartilhe
Compartilhar a noticia DEPUTADA CHAMA A ATENÇÃO PARA NÚMERO DE JOVENS INFECTADOS PELO VÍRUS HIV  Compartilhar a noticia DEPUTADA CHAMA A ATENÇÃO PARA NÚMERO DE JOVENS INFECTADOS PELO VÍRUS HIV  Compartilhar a noticia DEPUTADA CHAMA A ATENÇÃO PARA NÚMERO DE JOVENS INFECTADOS PELO VÍRUS HIV

Link da Notícia:

DEPUTADA CHAMA A ATENÇÃO PARA NÚMERO DE JOVENS INFECTADOS PELO VÍRUS HIV
 (Foto: Divulgação)
A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) chamou a atenção hoje (18) para o número de jovens infectados pelo vírus da Aids, o HIV. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 10 anos os casos de HIV mais do que dobraram entre os brasileiros de 20 a 24 anos. Os números mostram que a população com mais de 60 anos, também, foi muito afetada.

“Estava lendo o Boletim epidemiológico HIV/Aids 2020, que traz os dados consolidados do ano de 2019 e fiquei apavorada”, disse Maria, referindo-se aos números que apontam cerca de 920 mil brasileiros com HIV no Brasil. Desses infectados, 89% foram diagnosticadas com a doença; 77% fazem tratamento com antirretroviral e 94% deles estão em tratamento e não transmitem o HIV por via sexual, por terem atingido carga viral indetectável.

Para ela é preciso ações mais direcionadas para essa camada da população na expectativa de que, com mais informação, a juventude e os idosos sejam menos atingidos. Maria citou a luta hercúlea do médico Almir Santana, coordenador do Programa estadual IST/Aids. “Dr. Almir é um incansável. Um homem abnegado que garante aos cidadãos e cidadãs infectados pelo vírus, todo o cuidado para que tenham dias menos difíceis”, afirmou.

Segundo a deputada, o médico está sempre trabalhando para que haja orientação, testes rápidos e uma série de ações que visam, não só a detecção, mas a prevenção da Aids. “Esse trabalho é super importante, sobretudo, para que a nossa população não seja mais vitimada”, disse a deputada, salientando que o uso de preservativo é, sem dúvida, um importante aliado.

De acordo com o boletim epidemiológico, até outubro de 2019, cerca de 642 mil pessoas estavam em tratamento com antirretroviral. Em 2018, eram 593.594 pessoas em tratamento. Apesar desse avanço da doença, especialistas destacam o fato de o Brasil ter registrado queda no número de casos de infecção nos últimos anos a partir de 2012, quando o número de infectados era de 21,9 casos por 100 mil habitantes, em 2019, caiu para 17,8.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3047970
Usuários Online: 45
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!