noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Política

MARÇO: O MÊS QUE DECIDIRÁ O RUMO DAS ELEIÇÕES EM SERGIPE

Publicada em 07/03/22 às 09:55h - 119 visualizações

Wesley Araújo, advogado especialista em Direito Eleitoral e Constitucional


Compartilhe
Compartilhar a noticia MARÇO: O MÊS QUE DECIDIRÁ O RUMO DAS ELEIÇÕES EM SERGIPE  Compartilhar a noticia MARÇO: O MÊS QUE DECIDIRÁ O RUMO DAS ELEIÇÕES EM SERGIPE  Compartilhar a noticia MARÇO: O MÊS QUE DECIDIRÁ O RUMO DAS ELEIÇÕES EM SERGIPE

Link da Notícia:

MARÇO: O MÊS QUE DECIDIRÁ O RUMO DAS ELEIÇÕES EM SERGIPE
 (Foto: Divulgação)

Março é o mês decisivo para as Eleições 2022 em Sergipe. De início, teremos a Janela Partidária, que é um período em que os deputados estaduais e federais podem mudar de partido sem perder o mandato por infidelidade partidária.

A janela se abriu no último dia 3 de março e se fecha no dia 1º de abriel. Desse modo, poderemos perceber quais partidos conseguiram sair mais fortalecidos após a dança das cadeiras.

Já os vereadores que pretendem se candidatar nessas eleições terão que concorrer pela sua atual legenda, pois a Janela Partidária se abre somente nos últimos seis meses do final da legislatura.

A Emenda Constitucional 111/2021 trouxe mais uma chance de o parlamentar sair do partido, sem perder o mandato. Pela nova regra, a própria agremiação pode autorizar a saída do parlamentar, situação que evitaria qualquer tipo de questionamento.

Por fim, o mês de março antecede o prazo de desincompatibilização, que obriga alguns detentores de cargos públicos a se afastarem da sua função seis meses antes do pleito para concorrer às eleições, a exemplo de prefeitos, secretários de Estado e conselheiros do Tribunal de Contas.

De fato, como bem disse Elis Regina na sua música Águas de março: “é pau, é pedra é o fim do caminho” para alguns e, o início para outros, pois o jogo só começa de verdade quando todas as cartas estiverem sobre a mesa.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3048554
Usuários Online: 6
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!