noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Brasil

GOVERNO ENCAMINHA PROJETO PARA CONTORNAR TEMPORARIAMENTE REGRA DE OURO

Medida valerá até aprovação da lei orçamentária de 2021

Publicada em 15/03/21 às 17:24h - 184 visualizações

Agência Brasil


Compartilhe
Compartilhar a noticia GOVERNO ENCAMINHA PROJETO PARA CONTORNAR TEMPORARIAMENTE REGRA DE OURO  Compartilhar a noticia GOVERNO ENCAMINHA PROJETO PARA CONTORNAR TEMPORARIAMENTE REGRA DE OURO  Compartilhar a noticia GOVERNO ENCAMINHA PROJETO PARA CONTORNAR TEMPORARIAMENTE REGRA DE OURO

Link da Notícia:

GOVERNO ENCAMINHA PROJETO PARA CONTORNAR TEMPORARIAMENTE REGRA DE OURO
 (Foto: Reprodução)
Com o objetivo de destravar cerca de R$ 453 bilhões que estão parados, o governo encaminhou hoje (15) à Comissão Mista de Orçamento um projeto para alterar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 e permitir contornar a regra de ouro até a aprovação definitiva do Orçamento Geral da União deste ano.

Pela proposta, o governo poderia usar o superávit financeiro (sobras financeiras) apuradas no balanço patrimonial de 2020 da União para cobrir despesas que não terão fonte de recursos a partir de abril ou de maio. Entre os gastos estão o pagamento de salários ao serviço público, do programa Bolsa Família, de aposentadorias e pensões e serviços essenciais, como o dos carros-pipa no semiárido nordestino.

Instituída pelo Artigo 167 da Constituição, a regra de ouro estabelece que o governo só pode emitir dívida pública para rolar (renovar) a própria dívida ou para cobrir despesas de capital, como investimentos em obras públicas e amortizações. Para cobrir gastos correntes, como os citados anteriormente, o governo precisa pedir autorização do Congresso.

Desde 2018, o governo tem estourado a regra de ouro e pedido, todos os anos, autorização ao Congresso para financiar gastos correntes com dívida pública. No entanto, o atraso na aprovação do Orçamento deste ano impede esse procedimento porque o remanejamento de recursos obtidos com a emissão de títulos da dívida pública depende de crédito suplementar.

Diversos ministérios e órgãos públicos relataram ter dinheiro em caixa apenas para pagar os salários até março ou abril. Depois disso, será necessário recorrer ao crédito suplementar da regra de ouro. O envio do projeto visa contornar a situação, criando uma fonte temporária de recursos até a aprovação da Lei Orçamentária Anual de 2021.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3065641
Usuários Online: 22
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!