noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Sergipe

COMEÇOU A PINTURA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, EM ESTÂNCIA

Publicada em 17/11/22 às 10:34h - 261 visualizações

Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.


Compartilhe
Compartilhar a noticia COMEÇOU A PINTURA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, EM ESTÂNCIA  Compartilhar a noticia COMEÇOU A PINTURA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, EM ESTÂNCIA  Compartilhar a noticia COMEÇOU A PINTURA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, EM ESTÂNCIA

Link da Notícia:

COMEÇOU A PINTURA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, EM ESTÂNCIA
 (Foto: Divulgação)

Depois de uma movimentada e extensa campanha para restaurar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que foi encabeçada pela paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, e que contou com a participação dos fiéis, praticamente há duas semanas já iniciou o serviço de pintura externa desse templo histórico, localizado na praça Orlando Gomes (antiga Praça 24 de Outubro).

Os trabalhadores da firma, que está prestando esse serviço, no momento estão retirando o cascão da tinha vencida, para depois retocar e emassar e na sequência pintar.

De acordo com o responsável pelos trabalhadores, assim que terminar a pintura da parte externa, logo iniciarão os serviços da interna.

Atualmente a paróquia é administrada pelo padre Humberto Silva.

Descrição

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, por sua vez, começou a ser construída em 1772 pela Irmandade do Rosário para lhe servir de sede. Era composta, essa Irmandade, inicialmente de escravos livres e libertos: “A partir da segunda metade do século XIX, há um processo de elitização”. (Santos,1984:16). Escravos e libertos vão desaparecendo da Irmandade, ao passo que elementos da aristocracia vão nela ingressando. Na atualidade, essa tendência persiste. Embora tenha desaparecido a Irmandade, a Igreja do Rosário permanece como o templo da “elite tradicional”. Apesar de ser a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe a matriz diocesana e paroquial e a mais antiga da cidade, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário que é percebida pela população, como sendo o templo mais importante e até mesmo o mais antigo. Associada à importância do tempo, está a ideia de centralidade. Para a grande maioria dos entrevistados, ela está localizada no “centro”. Todavia, se considerarmos o centro como local da administração, a igreja central seria a Matriz, localizada na praça principal junto à Prefeitura, a casa paroquial, a Biblioteca Municipal, a DER-1, enfim no núcleo administrativo e cultural. Estabelece-se assim uma diferença significativa. Na expressão de Castells (1979:269): Há que distinguir cuidadosamente este centro político por una parte, de centro simbólico, que es sobretudo, emissor de valores”. Desse modo, a Matriz localiza-se no “centro político”, ao passo que a Igreja do Rosário se localiza no “centro simbólico” da cidade. Espaço da tradição, da “hereditariedade”, como disse um dos entrevistados a propósito do referido templo. (Fonte: Francisco José Alves dos Santos).


Redação TC




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3066827
Usuários Online: 13
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!