noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Mundo

ZELENSKI PEDE CRIAÇÃO DE JÚRI ESPECIAL PARA PROCESSAR A RÚSSIA NO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL

Ucrânia já coleta provas contra a Rússia junto à França e à Holanda; número de soldados russos mortos deverá atingir 100 mil em 2022

Publicada em 30/11/22 às 07:45h - 93 visualizações

Agência EFE


Compartilhe
Compartilhar a noticia ZELENSKI PEDE CRIAÇÃO DE JÚRI ESPECIAL PARA PROCESSAR A RÚSSIA NO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL  Compartilhar a noticia ZELENSKI PEDE CRIAÇÃO DE JÚRI ESPECIAL PARA PROCESSAR A RÚSSIA NO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL  Compartilhar a noticia ZELENSKI PEDE CRIAÇÃO DE JÚRI ESPECIAL PARA PROCESSAR A RÚSSIA NO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL

Link da Notícia:

ZELENSKI PEDE CRIAÇÃO DE JÚRI ESPECIAL PARA PROCESSAR A RÚSSIA NO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL
 (Foto: SERGEY DOLZHENKO/EFE/EPA)

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, pediu na última terça-feira (29) a criação de um tribunal especial para que "todo assassino russo receba a punição merecida" no TPI (Tribunal Penal Internacional).

Em seu habitual discurso noturno, Zelenski lamentou que "os instrumentos jurídicos internacionais disponíveis não são suficientes para a justiça".

"Mesmo no Tribunal Penal Internacional, ainda é impossível levar à Justiça os mais altos líderes políticos e militares da Rússia pelo crime de agressão contra nosso Estado, pelo crime principal. O crime que deu origem a todos os outros crimes desta guerra, e não só depois de 24 de fevereiro, mas também a partir de 2014. Foi ali que tudo começou”, declarou.

Por isso, afirmou que a Ucrânia pretende "unir a maioria mundial em apoio ao projeto de resolução da Assembleia-Geral da ONU sobre o Tribunal Especial".

Para que haja responsabilização por agressão, acrescentou, “é necessário um Tribunal Especial, além do Tribunal Penal Internacional. E estamos fazendo todo o possível para criar esse tribunal”.

O governante ucraniano disse que já coopera com "muitos países e organizações internacionais para que cada assassino russo receba a punição merecida. Já estabelecemos cooperação com o Tribunal Penal Internacional e vamos aumentá-la".

Nesse sentido, recordou que o discurso de hoje da primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, perante o Parlamento e o povo da Grã-Bretanha “foi dedicado precisamente a esta tarefa”.

Zelenska pediu à Grã-Bretanha que liderasse "esforços mundiais para estabelecer um Tribunal Especial para o crime de agressão russa contra a Ucrânia e restaurar a Justiça".

Segundo Zelenski, a Ucrânia já tem “forte cooperação” com a Holanda, que está ajudando na criação de uma procuradoria para coletar provas de crimes de guerra, e também está trabalhando com a França “em um trabalho de campo para documentar o mal russo”.

Por outro lado, o governante ucraniano admitiu hoje que a situação na frente de batalha é difícil.

"Apesar das perdas russas extremamente grandes, os ocupantes ainda estão tentando avançar na região de Donetsk, consolidar-se na região de Lugansk, mover-se na região de Kharkiv, e eles estão planejando algo no sul", comentou.

Neste ano, segundo disse, a Rússia perderá 100 mil soldados e "a Ucrânia permanecerá”. “E o mundo fará todo o possível para garantir que todos os culpados desta guerra criminosa sejam levados à Justiça", completou. 





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3066608
Usuários Online: 6
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!